Cobra é encontrada nos fundos de casa em SC
O animal foi resgatado
• Atualizado
Uma cobra foi encontrada nos fundos de uma casa na manhã desta sexta-feira (22), na rua Margarida Grossl, no bairro Lençol, em São Bento do Sul. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) foi acionado por volta das 9h20.
Leia Mais
No local, a equipe confirmou a presença de uma cobra, supostamente uma jararaca, entre as mais venenosas do Brasil, encontrada dentro de um chiqueiro nos fundos da residência.
O animal foi resgatado e, em seguida, encaminhado ao veterinário.
Leia também:
Encontrei uma cobra, e agora? Saiba o que fazer ao encontrar um animal peçonhento
A aparição de cobras é comum nessa época do ano, devido ao calor intenso. Mas se encontrar uma cobra, sabe o que deve fazer?
O agente da Guarda Municipal Ambiental de Florianópolis, Rogério Martarello, explica que no verão as serpentes saem de seus abrigos, assim, é mais comum encontrar o animal.
“Saem dos abrigos em busca de alimentação. Também é uma época do ano que acontecem os novos nascimentos de serpentes”, afirma.
O que fazer ao encontrar uma cobra?
A recomendação é manter a calma caso encontre uma cobra no quintal, dentro de casa ou na rua, e se afastar.
“Mantenha afastado os animais domésticos, salvar as crianças, e ligar para os órgãos competentes para o resgate”, explica o agente.
Fui picado por uma cobra, o que fazer?
Caso seja picado por uma sobra, a recomendação é que também mantenha a calma.
Rogério Martello destaca que, caso seja picado: “Lave o local com água e sabão. Se possível, faça um registro em foto da cobra, para identificar a espécie da cobra e procurar o hospital mais próximo”.
Além da Guarda Municipal Ambiental, que atende pelo telefone 153, na Capital, é possível acionar o Instituto do Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Como saber se a cobra é venenosa?
O agente destaca que é complexo a identificação de um leigo se uma serpente é venenosa ou não.
“Até porque algumas cobras usam de se parecerem venenosas, e não são”, explica, ao falar que alguns animais simulam as características das espécies venenosas como forma de se protegerem.
O guarda destaca que, para não arriscar, o recomendado é sempre acionar os órgãos competentes e procurar um hospital em caso de acidente com animais peçonhentos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO