Ucrânia contabiliza 765 corpos de civis encontrados na região de Kiev
Na última semana, os militares ucranianos encontraram centenas de corpos de civis em municípios antes ocupados pelas forças russas
• Atualizado
As autoridades da Ucrânia informaram, nesta quinta-feira (14), que o número de corpos de civis encontrados na região de Kiev subiu para 765, dos quais 30 são crianças. Segundo o vice-procurador regional, Oleg Tkalenko, as vítimas foram identificadas em cidades como Borodyanka, Bucha e Irpin. Muitas delas foram deixadas nas ruas com sinais de tortura.
“Documentar corretamente cada indivíduo exige tempo e esforço, mas precisamos fazer isso para ter evidências. Acho que [os russos] deixaram de propósito os corpos dos civis que eles mataram nas ruas e proibiram as pessoas de sepultá-los para intimidar e população”, disse Tkalenko. “Esse é apenas o início”, completou.
Na última semana, os militares ucranianos encontraram centenas de corpos de civis em municípios antes ocupados pelas forças russas. Apesar de Moscou negar os ataques, a notícia repercutiu entre a comunidade internacional, que denunciou o ocorrido como crime de guerra, incentivando a investigação do Tribunal Penal Internacional nas operações.
“A Ucrânia é uma cena de crime. Estamos aqui porque temos motivos razoáveis para acreditar que foram cometidos crimes no âmbito da jurisdição do tribunal. Precisamos dissolver a névoa da guerra para chegar à verdade”, afirmou o procurador da Corte, Karim Khan, durante visita a Bucha.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO