Guerra na Ucrânia
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Guerra na Ucrânia Compartilhar
Guerra na Ucrânia

ONU estima que número de mortos na Ucrânia é bem maior que o oficial

Segundo a representante da ONU, a maioria das mortes foi causada por armas explosivas de alto impacto

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
ONU estima que número de mortos na Ucrânia é bem maior que o oficial
Foto: Divulgação/Governo da Ucrânia

A Organização das Nações (ONU) informou, nesta terça-feira (10), que o número de civis mortos na Ucrânia devido à ofensiva russa é significativamente maior do que o registrado oficialmente. A declaração foi feita pela chefe do Monitoramento de Direitos Humanos da organização no país, Matilda Bogner, que calcula milhares de óbitos a mais do que os 3.381 notificados.

“Estamos trabalhando em estimativas, mas tudo o que posso dizer por enquanto é que são milhares a mais do que os números que demos anteriormente a vocês. O grande buraco negro é realmente [a cidade de] Mariupol, onde tem sido difícil que tenhamos acesso totalmente e obter informações totalmente corroboradas”, disse Bogner.

Segundo ela, a maioria dos óbitos de civis ocorreu pelo uso de armas explosivas com uma ampla área de impacto, como mísseis e ataques aéreos. Possíveis casos de execução e tortura, no entanto, estão sob investigação, uma vez que centenas de ucranianos foram encontrados mortos em valas comuns em cidades antes ocupadas pelo exército russo.

Ao mesmo tempo, Bogner afirmou que o grupo da ONU está monitorando casos de maus-tratos por forças ucranianas contra as tropas russas. “Embora a escala seja significativamente maior do lado das alegações contra as forças russas, também estamos documentando violações das forças ucranianas”, afirmou.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/tags
block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais