Nova sanções contra Rússia e Belarus são anunciadas pela União Europeia
Medida tem como objetivo sufocar a economia local e dificultar o investimento nas forças militares
• Atualizado
A União Europeia (UE) anunciou, na manhã desta quarta-feira (9), a implementação de novas sanções contra a Rússia e Belarus. A medida, que tem como objetivo ser uma resposta à invasão russa à Ucrânia, engloba o setor econômico e marítimo.
Segundo o bloco, as restrições já aplicadas aos países agora incluirão a exclusão de três bancos bielorrussos da plataforma financeira internacional Swift. A sociedade, com sede na Bélgica, é responsável pela troca de informações bancárias e transferências financeiras entre as instituições membros.
Também foram adotadas novas sanções dirigidas ao setor marítimo e às criptomoedas, além de acrescentar líderes e oligarcas russos à lista negativa do bloco. O objetivo dos países-membros é de sufocar a economia russa e dificultar o investimento nas forças militares.
Em pronunciamento na tarde de terça-feira (8), o vice-presidente executivo da UE, Frans Timmermans, reforçou o repúdio do bloco pela ofensiva russa na Ucrânia e disse que essa é uma guerra de apenas um homem.
“Ucranianos inocentes estão sofrendo atos insuportáveis de barbárie desencadeados sobre eles em uma guerra que ninguém quer. Nem os ucranianos, certamente nem os europeus nem os russos. É só a guerra de um homem, de Vladimir Putin.”
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO