Ministro ucraniano diz que Chernobyl está há dois dias sem energia
"Fornecimento é necessário, em particular, para resfriar o combustível nuclear", comunicou Galushchenko
• Atualizado
Em reunião com ministros dos países do G7, o ministro de Energia da Ucrânia, Herman Galushchenko, informou que a usina nuclear desativada de Chernobyl está sem energia há dois dias. Bombardeios na quarta-feira (9) cortaram o acesso à última linha de transmissão que fornecia energia elétrica à usina nuclear.
“A Ucrânia está fazendo todo o possível para restaurar o fornecimento de eletricidade o mais rápido possível . O fornecimento de eletricidade é necessário, em particular , para resfriar o combustível nuclear usado armazenado lá”, disse Herman Galushchenko.
Desde o início do conflito, duas usinas nucleares ucranianas foram dominadas por tropas russas. Uma delas, Zaporozhye, está ativa. Galushchenko pediu aos parceiros internacionais que endureçam as sanções contra a Rússia para reduzir suas receitas de petróleo e gás, em particular, para impor um embargo ao petróleo bruto, produtos petrolíferos, gás natural liquefeito da Rússia e para congelar os ativos energéticos da Rússia.
“As ações da Federação Russa são uma violação grosseira de muitas convenções de segurança nuclear, incluindo a Convenção Internacional para a Supressão de Atos de Terrorismo Nuclear. Apelamos à comunidade internacional para que encontre uma maneira de forçar a Rússia a retirar suas tropas de instalações nucleares pacíficas e estabelecer uma zona desmilitarizada de pelo menos 30 quilômetros ao seu redor . nossas usinas nucleares. E para nós é muito importante garantir o trabalho normal do pessoal, dar -lhes a oportunidade de relaxar.”
Segundo o ministro, um pedido foi enviado à Rússia solicitando um corredor para que equipes possam ir ao local realizar o reparo necessário para reestabelecer a energia no local.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO