Mais de 10 milhões de pessoas fugiram de casa na Ucrânia, segundo a ONU
A maioria é composta por cidadãos que buscam outras cidades na Ucrânia, enquanto cerca de 3,3 milhões de civis já cruzaram as fronteiras
• Atualizado
A ONU (Organização das Nações Unidas) informou, na noite de domingo (20), que mais de 10 milhões de pessoas fugiram de casa na Ucrânia desde o início da ofensiva russa no país, em 24 de fevereiro. A grande maioria é composta por cidadãos que buscam outras cidades dentro da própria nação, enquanto cerca de 3,3 milhões de civis já cruzaram as fronteiras.
“Entre as responsabilidades daqueles que travam uma guerra, em todo o mundo, está o sofrimento infligido aos civis que são forçados a fugir de suas casas. A guerra na Ucrânia é tão devastadora que 10 milhões fugiram e estão deslocados dentro do país, ou como refugiados no exterior”, disse o Alto Comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi.
Em declarações anteriores, ele já havia afirmado que metade do número de refugiados era composto por crianças e adolescentes. Segundo monitoramento da organização, boa parte dos civis segue procurando abrigo na Polônia e Romênia, enquanto outros deslocam-se para Moldávia, Hungria, Eslováquia e, até mesmo, algumas regiões da Rússia.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO