Jogadores brasileiros fogem da Ucrânia; trio retorna ao Brasil
Por outro lado, ainda há atletas que não conseguiram cruzar as fronteiras do país, que vive guerra contra a Rússia
• Atualizado
via SBT Sports
Os jogadores brasileiros que tentam deixar a Ucrânia vivem uma verdadeira odisseia. Para alguns, a jornada chegou definitivamente ao fim neste domingo (27), caso do lateral Busanello e dos atacantes Felipe Pires e Bill, que defendiam o Dnipro-1 e retornaram ao Brasil.
Outro grupo de jogadores do Shakthar Donetsk e Dínamo de Kiev, que estavam abrigados no bunker de um hotel de Kiev, conseguiu cruzar a fronteira após uma longa viagem de trem iniciada no sábado (26). Dentre eles estão o meia Pedrinho, o zagueiro Marlon, e os atacantes David Neres e Júnior Moraes. Este último, inclusive, corria o risco de ser convocado pelo exército ucraniano por ter dupla cidadania. O atacante comemorou a fuga bem-sucedida nas redes sociais.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
“Estamos livres! Antes de qualquer coisa, eu quero agradecer a todos vocês por todo apoio e comoção! Sintam-se importantes porque vocês realmente foram!”, escreveu o jogador.
A esposa de Pedrinho, Layla Gabrielly Gomes, rebateu as acusações de que o grupo teria deixado outros brasileiros para trás no momento da fuga. Ainda há atletas que não conseguiram cruzar a fronteira. São eles: o lateral Juninho, e os atacantes Cristian e Guilherme Smith. Ambos defendem o Zorya, de Lugansk, região separatistas da Ucrânia.
“Ficávamos sempre todos juntos, e o tempo inteiro vendo as possibilidades do que poderia ser feito. Tudo foi tão rápido que nem paramos para contar quantas pessoas tinham. Não tinha motivo nenhum para deixarmos ninguém para trás! Tinha espaço no trem, tinha vaga nos carros. Uma correria, crianças de colo, malas. Infelizmente, no tumulto e desespero de sairmos o quanto antes, não paramos para contar o número de pessoas. Nunca, jamais, iríamos deixar alguém para trás. Não tem motivo nenhum”, escreveu Layla.
Os jogadores que seguem na Ucrânia tentam sair do país pela fronteira com a Polônia. De acordo com relatos dos atletas pelo Instagram, eles atravessaram o país, de Zaporizhzhya a Lviv, e caminharam 60 quilômetros em direção à fronteira, mas foram barrados. O grupo passou a noite na estrada.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO