Guerra na Ucrânia já registra mais de 1,9 mil civis mortos e 2,6 mil feridos
Segundo monitoramento da ONU, vítimas são atingidas principalmente por explosivos com ampla área de impacto
• Atualizado
A guerra na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, já deixou mais de 4,5 mil vítimas no país, segundo monitoramento da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as regiões mais perigosas estão, atualmente, Donetsk e Luhansk, além das cidades de Kiev, Kharkiv e Zaporizhzhia, alvos constantes dos bombardeamentos russos.
No total, a entidade contabiliza 1.964 mortos, sendo 507 homens e 319 mulheres, além de crianças e adultos cujo sexo ainda é desconhecido. Já entre os 2.613 feridos estão 304 homens, 222 mulheres, 144 crianças e outros ainda não identificados. A maioria das vítimas são atingidas por armas explosivas com ampla área de impacto, incluindo bombardeios de artilharia pesada e múltiplos ataques de mísseis aéreos.
Apesar dos registros, o Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (Ohchr) acredita que os números reais de vítimas são consideravelmente maiores, uma vez que o recebimento de informações de locais onde intensas hostilidades foram adiadas segue pendente. Isso diz respeito, por exemplo, a Mariupol, Izium, Popasna e Borodianka, onde há alegações de numerosas vítimas civis.
“Todas as fontes e informações são avaliadas por sua relevância, credibilidade e cruzadas com outras informações. Em alguns casos, a corroboração pode levar tempo. Isso pode significar que as conclusões sobre vítimas civis podem ser revistas à medida que mais informações se tornam disponíveis e os números podem mudar à medida que novas informações surgirem ao longo do tempo”, explicou o Ohchr.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO