Guerra na Ucrânia Compartilhar
Comunicado

Biden: Putin escolheu a guerra e ele terá que encarar as consequências

Biden afirma que essa é maior sanção econômica já vista na história, e que Putin tem planejado o ataque há muitos meses

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: SBT News/ Reprodução
Foto: SBT News/ Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quinta-feira (24) que os países do G7 — grupo que reúne as maiores economias do mundo — estão alinhados e vão aplicar a maior sanção econômica da história à Rússia. A decisão vem depois de o governo de Vladimir Putin invadir a Ucrânia.

“A Rússia não poderá negociar em dólar, euro ou iene”, anunciou Biden. Ainda segundo o presidente, o início da guerra foi premeditado pelos russos: “Temos alertado que isso aconteceria”.

Biden também afirmou que os Estados Unidos vão defender seus aliados, mas que as tropas norte-americanas não serão enviadas à Ucrânia. “A Otan fará um encontro com países aliados. Nossas forças não entrarão em combate na Ucrânia”, disse. “A Otan vai defender todo território com a força que for necessária”, acrescentou.

Os primeiros ataques russos à Ucrânia foram registrados na madrugada desta quinta-feira em diversas cidades. Há relatos de dezenas de ucranianos mortos, bem como de aeronaves russas interceptadas. Na tarde desta quinta-feira, um conselheiro ucraniano afirmou que a usina de Chernobyl, em Pripryat, havia sido tomada pelos russos. O local — marcado pela tragédia nuclear em 1986 — fica a cerca de 150 km da capital, Kiev.

Assista à entrevista (em inglês); abaixo, as principais informações em português:

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.