Tempo médio para abrir uma empresa em SC cai pela metade; veja
A média catarinense está bem abaixo da média brasileira, de 11,4 horas
• Atualizado
O tempo médio para abrir uma nova empresa em Santa Catarina em 2025 é de 2,2 horas, a metade do que se levava em 2022, quando eram necessárias 4,6 horas para se fazer o registro. Os dados foram divulgados pelo Mapa de Empresas do Governo Federal e reflete as políticas de desburocratização e simplificação adotadas pelo Governo de Santa Catarina por meio da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).
Leia Mais
Conforme o Mapa de Empresas, Santa Catarina está entre os estados com o menor tempo para registro de empresas do país. Além disso, a média catarinense de 2,2 horas neste ano de 2025 está bem abaixo da média brasileira, de 11,4 horas. Os maiores prazos são de São Paulo (26,4 horas), Minas Gerais (10,8 horas) e Amapá (9,2 horas). Já os menores são do Piauí (0,9 hora), Bahia (1,1 hora) e Sergipe (1,7 hora).
Governo do Estado moderniza processo de abertura de empresas
O Governo de Santa Catarina, por meio da Jucesc, tem implantado políticas de facilitação para abertura de novos CNPJs. O registro para empresas de natureza jurídica simplificada, como Empresário Individual (EI) e Sociedade Limitada (LTDA), por exemplo, pode ser feito de forma automática pelo site da Jucesc. Além disso, a Junta está ampliando os serviços digitais, como emissão e certificação de documentos, o que agiliza o atendimento ao empreendedor.
Santa Catarina tem mais de 1,5 milhão de empresas ativas
Com o crescente número de empresas abertas em Santa Catarina, o estado ultrapassou em 2025 a marca de 1,5 milhão de CNPJs ativos. Os MEIs são maioria, com 813 mil, ou 52% do total. As empresas LTDA aparecem na sequência, com 556 mil, ou 36% de participação. O empresário individual soma 153 mil, representando 10%. As cooperativas, sociedades anônimas e demais naturezas jurídicas completam a lista.
Entre os municípios, Florianópolis lidera com 163 mil CNPJs ativos. Joinville surge em seguida com 134 mil. Na sequência estão Blumenau (85 mil), Itajaí (72 mil) e São José (62 mil). O top 10 ainda tem Chapecó (52 mil), Palhoça (50 mil), Balneário Camboriú (49 mil), Criciúma (41 mil) e Jaraguá do Sul (38 mil).
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO