Vídeo mostra Baleias-francas no litoral catarinense
Monitoramento registrou mais de 80 animais gigantes
• Atualizado
Vídeo feito pelo Programa de Monitoramento de Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba mostra mais de 80 Baleias-francas no litoral catarinense. Segundo a entidade, o número ainda pode ser revisado, mas até o momento, são pelo menos 38 fêmeas, com seus filhotes.
Leia Mais
O registro das baleias foi feito na última sexta-feira (11) por meio do monitoramento por helicóptero. Conforme o SCPAR, o intuito da ação seria monitorar toda a extensão de Área de Proteção Ambiental Baleia-Franca, que vai vai desde Florianópolis até o Balneário Rincão, entretanto, por conta de um nevoeiro marítimo em Jaguaruna, o voo precisou ser interrompido.
Veja o vídeo:
Ver no Threads
Parceria em defesa do meio ambiente
A iniciativa é parte das atividades do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba e contou com a participação de profissionais do ProFRANCA/Instituto Australis, da Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental e do Porto de Imbituba.
Conforme o diretor-presidente do Porto de Imbituba, Christiano Lopes, os dados extraídos do sobrevoo são importantes para conservação da biodiversidade marinha.
“É com grande satisfação que registramos o início de mais uma temporada de monitoramento das baleias-francas no Litoral catarinense. Os dados obtidos com os sobrevoos são fundamentais para que possamos alinhar nossas operações portuárias com a conservação da biodiversidade marinha, reforçando o compromisso do Porto de Imbituba com a sustentabilidade e a proteção desses animais tão emblemáticos”, afirma Christiano Lopes.
História das Baleias no litoral de SC
Durante muito tempo as baleias foram alvos de caça no Brasil, chegando a ponto de quase desaparecerem da costa brasileira. Segundo o gerente de Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Porto de Imbituba, Paulo Márcio de Souza, a população de baleias está crescendo. “Imbituba foi a última armação baleeira a ser fechada no Litoral catarinense e, de certa forma, temos uma dívida com esses magníficos animais. O programa de monitoramento de cetáceos é uma forma de compensar, também, tudo o que foi feito no passado, e é realizado com muito carinho e cuidado pelo Porto de Imbituba”, diz.
Monitoramento auxilia operações no Porto visando preservação da espécie
O monitoramento contínuo das áreas de uso das baleias francas, na região próxima ao Porto, possibilita que sejam desenvolvidos controles operacionais voltados à conservação dessas espécies marinhas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO