Vereador denuncia comentário racista durante sessão on-line em São José
Caso ocorreu durante sessão plenária na Câmara de Vereadores
• Atualizado
Um vereador de São José, na Grande Florianópolis, sofreu um ataque racista enquanto discursa na sessão plenária on-line da Câmara de Vereadores. O caso ocorreu na terça-feira (8), com o parlamentar Toninho da Silveira.
Ele apresentava um projeto de lei sobre a prioridade de vagas e matrículas para crianças com deficiência física ou cognitiva quando nos comentários da live uma usuária se expressou com figuras de palmas e de macacos. Nas redes sociais, o vereador se manifestou e classificou o ato como ataque racista.
“Provavelmente ela não estava concordando com minha cor e não com meu projeto. Porque o projeto faria muito bem para São José, mas minha cor para ela talvez não. Injustiça foi o sentimento que me veio na hora, afinal eu estava defendendo um projeto muito importante para a cidade. Que seria algo positivo para o município”, afirma Toninho.
A Câmara de Vereadores de São José prestou apoio ao vereador. Em nota, o legislativo afirmou que repudia qualquer manifestação racista e que defende a igualdade de raças. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Crimes Cibernéticos de Santa Catarina e o inquérito já foi instaurado.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, 402 ocorrências de racismo foram registradas em Santa Catarina, de janeiro de 2019 a maio de 2022. Além disso, Florianópolis, Itajaí e São José são as cidades que lideram o ranking de maior registro de denúncias de racismo e injúria racial.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO