Veja como foram os desfiles de 7 de setembro nas cidades de SC
Comemorações em alusão à Independência do Brasil
• Atualizado

O desfile de 7 de setembro marca as comemorações em alusão à Independência do Brasil. Em Criciúma, o tradicional desfile cívico-militar reuniu cerca de 20 mil pessoas na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, neste domingo (7).
Leia Mais
Com o tema “Criciúma 100 anos: do carvão à inovação, uma cidade que inspira o futuro”, o evento contou com a participação de 92 instituições, entre unidades de ensino municipais, estaduais e particulares, forças de segurança e representantes da sociedade civil organizada.
Apresentação em alusão aos 100 anos de Criciúma
Abrindo o desfile, a Escola Municipal de Educação Básica Filho do Mineiro levou à Rua da Gente uma homenagem que percorreu a trajetória de Criciúma ao longo do último século.
A apresentação destacou a presença dos povos originários, a chegada dos imigrantes europeus, a força da mineração de carvão e o crescimento econômico impulsionado pelo comércio e pela ferrovia, que ajudaram a moldar a identidade e a história do município.
Com coreografias, figurinos e encenações, os estudantes mostraram a transição da “Criciúma do carvão” para a cidade moderna e inovadora que se projeta para o futuro.
A apresentação traduziu, de forma simbólica, a diversidade cultural, o espírito de trabalho e a capacidade de transformação que fazem de Criciúma uma referência regional.
Florianópolis
Em Florianópolis, o governador Jorginho Mello acompanhou o desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, realizado na Avenida Beira-Mar Continental. A vice-governadora Marilia Boehm, secretários de Estado e comandantes das Forças de Segurança também estiveram presentes.
O ato iniciou com o acendimento do fogo simbólico da pátria, realizado pelo atleta Matheus da Silva Ferraz, seguido da participação de grupos escolares e entidades civis.
Integraram o desfile aproximadamente 1.500 alunos da rede pública de ensino da Grande Florianópolis, além de 1.700 integrantes de instituições civis.
Também desfilaram, a pé e motorizados, 2.500 integrantes e 190 viaturas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira) e das Forças de Segurança (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal), além da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, do Procon de Santa Catarina e da Guarda Municipal de Florianópolis.
As instituições apresentaram grupamentos de diferentes serviços e especialidades. A Cavalaria da PMSC encerrou o desfile. De acordo com estimativa da Polícia Militar, o evento reuniu mais de 3 mil pessoas.
A programação foi realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, e teve apoio logístico da Prefeitura de Florianópolis.
Joinville
Mesmo com a chuva e o frio, cerca de 8 mil pessoas participaram do tradicional Desfile Cívico-Militar de Joinville, realizado na avenida Beira Rio.
O evento contou com a presença de escolas, fanfarras, forças de segurança e salvamento, celebrando o orgulho nacional e o espírito de união.
Brusque
O tradicional desfile cívico de 7 de Setembro em Brusque, no Vale do Itajaí, foi marcado por um incidente na manhã deste domingo (7). Um veículo perdeu o freio e acabou atingindo pessoas que estavam na calçada.
De acordo com a Polícia Militar, três pessoas foram atropeladas. Duas delas precisaram ser encaminhadas ao hospital para avaliação médica. O condutor do veículo permaneceu no local após o acidente.
O comandante do 18º Batalhão da PM, tenente-coronel Pedro Machado, explicou que o motorista teria perdido o controle do carro após uma falha mecânica.
“O condutor permaneceu no local. A princípio, ele perdeu o freio do veículo e acabou colidindo com pessoas que estavam na calçada. Três pessoas foram atingidas, duas foram para o hospital. A Polícia Militar lavrou o boletim de ocorrência, vai colher o testemunho das vítimas e, caso elas desejem representar criminalmente, o condutor pode responder por lesão corporal culposa”, afirmou o oficial.
Segundo o exército, a viatura pretende a um colecionador, já que é um carro histórico do exército brasileiro. A condução era feita por um recruta.
Desfile seguiu após acidente
Apesar do susto, o desfile de 7 de setembro seguiu na avenida principal de Brusque, reunindo estudantes, entidades e público que acompanhava as comemorações da Independência.
Balneário Piçarras
Com 41 grupos participantes e toda a frota do município, o evento recebeu mais de 2 mil pessoas no desfile, entre bandas, escolas do município, Centros de Educação Infantil (CEI’s), instituições municipais e órgãos públicos, além de grande público presente, com o tema: Uso consciente da internet e tecnologias.
“Fizemos um desfile histórico e marcante, com um tema muito importante nos dias atuais. Agradecemos todo o empenho de todas as entidades, escolas e toda a equipe da Educação pelo desfile e ato cívico tão importante para a nossa cidade e Brasil”, pontua o Prefeito Tiago Baltt.
A Secretaria de Segurança Pública esteve presente no apoio ao trânsito, garantindo um evento seguro.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO