Geral Compartilhar
saiba como ele está

Vaticano atualiza estado de saúde do Papa após novo episódio de broncoespasmo

Com a recaída, os médicos não indicaram a continuidade da melhora

• Atualizado

Estadão Conteúdo

Por Estadão Conteúdo

Após morte de papa, Brasil e Argentina decretam luto de sete dias. – Foto: depositphotos.com / palinchak
Após morte de papa, Brasil e Argentina decretam luto de sete dias. – Foto: depositphotos.com / palinchak

O papa Francisco dormiu durante a noite toda sem apresentar novas complicações de saúde, informou o Vaticano na manhã desta terça-feira (4). O pontífice apresentou dois novos quadros de insuficiência respiratória aguda quando a equipe médica retirou “grandes quantidades” de muco acumulado de seus pulmões, o que causou um novo episódio de broncoespasmo. A recaída foi revelada no boletim médico vespertino de segunda (3).

“O papa dormiu toda a noite. Agora descansa”, informou a Santa Sé em um breve comunicado. O prognóstico de Francisco ainda é reservado e ele segue sem previsão de alta.

O quadro de saúde do santo padre era considerado estável desde o último sábado, dia 1º. Com a recaída, os médicos não indicaram a continuidade da melhora, mas sugeriram que as crises já passaram

A insuficiência respiratória obrigou Francisco a voltar a usar ventilação mecânica não invasiva para respirar. Ele está internado há 19 dias para o tratamento de uma pneumonia bilateral, que tem provocado a formação de secreção em seus pulmões, mas exames laboratoriais não apontaram sinais de novas infecções. (Com agências internacionais).

Papa teve broncoespasmo: o que é a condição?

Considerado uma emergência médica, o broncoespasmo é o estreitamento súbito dos brônquios devido à contração da musculatura lisa das vias aéreas, cursando com obstrução parcial ou total do ar para os pulmões.

Frequentemente associado a asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e anafilaxia, o broncoespasmo tem sua incidência pouco documentada. Contudo, estima-se que no Brasil a incidência da Asma varie entre 19,8% a 24,9%. Além disso, 5%-10% da população adulta sofrem de DPOC.

Com isso, é necessário compreender os mecanismos, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção do broncoespasmo, afim de minimizar desfechos negativos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.