Valentine’s Day: origem da data e por que o Brasil não celebra
A diferença tem explicação histórica e comercial
• Atualizado
O Valentine’s Day, o Dia de São Valentim, nesta sexta-feira (14), é celebrado especialmente nos Estados Unidos e na Europa. Mas, no Brasil, a data oficial dos casais apaixonados acontece em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”. A diferença tem explicação histórica e comercial.
Leia Mais
Valentine’s Day e a lenda de São Valentim
A origem do Valentine’s Day tem nuances lendárias. Segundo o Vaticano, o Martirológio Romano, que reúne biografias de santos, menciona ao menos dois religiosos chamados Valentim, ambos executados por sua fé por volta de 270 d.C., durante as perseguições do imperador Cláudio Gótico.
Nenhum deles, no entanto, tem uma história originalmente ligada ao romantismo. A associação ao amor teria surgido mais tarde, impulsionada pelos monges beneditinos, que espalharam o culto de São Valentim pela França e Inglaterra.
A crença popular se fortaleceu no final do século XIV, quando o poeta inglês Geoffrey Chaucer escreveu que “no Dia de São Valentim, os passarinhos começaram a dançar em ritmo de amor”, fazendo referencia ao período de acasalamento das aves na primavera europeia.
Na época, fevereiro marcava o início da colheita e era visto como um período de fertilidade, o que ajudou a consolidar a conexão da data com o amor e o romance.
Por que o Brasil comemora o Dia dos Namorados em junho?
Diferente do Valentine’s Day, a celebração dos namorados no Brasil tem origem puramente comercial. A ideia foi criada pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr., que percebeu uma oportunidade de movimentar o comércio no mês de junho, considerado fraco em vendas.
Inspirado no sucesso do Dia das Mães em maio, ele propôs a celebração em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, famoso por interceder por casamentos.
Desde então, a data se tornou uma das mais lucrativas para o comércio brasileiro, movimentando especialmente os setores de presentes, flores e turismo.
Interesse dos brasileiros pelo Valentine’s Day
Mesmo com a comemoração oficial em junho, o interesse pelo Valentine’s Day no Brasil vem crescendo. De acordo com o Google Trends, as buscas pelo termo “Dia de São Valentim” tiveram um aumento significativo nos últimos 30 dias.
Isso pode ser reflexo da globalização e da influência cultural de filmes, séries e redes sociais, que popularizam a celebração no país.
*As informações são do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO