Tudo que você precisa saber sobre o ciclone em SC; clique e veja
O ciclone se formou entre o litoral sul de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e o ápice das tempestades será nesta segunda-feira (28)
• Atualizado
A Defesa Civil está com dois alertas de ciclone para Santa Catarina. O Portal SCC10 preparou um levantamento de tudo que você precisa saber sobre os riscos e como o tempo deve se comportar nas próximas horas.
Leia Mais
Conforme a meteorologista da Defesa Civil de Florianópolis, Nicole Reis, o ciclone se formou entre o litoral sul de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e o ápice das tempestades será nesta segunda-feira (28). Nicole explica que o alerta para rajadas de vento e mar agitado vai do litoral sul de do estado até a Grande Florianópolis.
“Estamos com dois alertas diferentes, um para mar agitado, com ondas que podem chegar até cinco metros perto da costa, e outro para rajadas de vento. O alerta marítimo vai até a próxima quarta-feira (30). Já o de vento forte, vai até o final da tarde da próxima terça-feira (29).”, afirma Nicole.
Como está o tempo em SC hoje
Algumas cidades de Santa Catarina já registram ventos fortes com danos. A Secretaria de Defesa Civil de Blumenau (Sedeci) emitiu alerta nesta segunda-feira (28) para rajadas de vento moderadas a fortes, causadas pela atuação de um ciclone extratropical em alto-mar.
Florianópolis
A Capital Catarinense deve enfrentar rajadas de vento de até 80km/h nas próximas horas, com risco de mar agitado principalmente na região sul da ilha. O alerta para tempestades em Florianópolis vai até a próxima quarta-feira (30).
Blumenau
Segundo a entidade, os ventos passaram dos 55km/h no começo da tarde desta segunda-feira (28). Até o momento, sete ocorrências foram registradas, incluindo quedas de árvores em diversos bairros, destelhamento e danos à rede elétrica.
Criciúma e região
Fortes rajadas de vento atingem os municípios da Região Carbonífera, incluindo Criciúma, nesta segunda-feira (28). Embora não haja registro de residências danificadas até o momento, diversas árvores caíram sobre vias públicas e há interrupções no fornecimento de energia elétrica em vários pontos da região. A situação segue em monitoramento e novas atualizações serão divulgadas conforme a evolução do evento.
Joinville
A cidade registrou fortes rajadas de vento nesta segunda-feira (28), com pelo menos cinco ocorrências de queda de árvores. Houve ainda danos na rede elétrica na Estrada Mutucas, na zona rural, já solucionados pela Celesc. Em função da situação, o Plano de Contingência (Plancon) foi elevado para o nível laranja. A Defesa Civil segue monitorando as condições e prestando os atendimentos necessários.
São Bento do Sul
O município nesta registrou de oito ocorrências de queda de árvores, algumas delas exigindo a desobstrução de vias públicas. As equipes seguem mobilizadas para atender as ocorrências e monitorar a situação.
São Francisco do Sul
O município registrou fortes rajadas de vento, acompanhadas de alta da maré e ondas intensas, que danificaram o trapiche central Carneiro de Loyola, agora temporariamente interditado. Também houve registro de queda de um outdoor na BR-280. Diante das ocorrências, o Plano de Contingência (Plancon) foi elevado para o nível amarelo. As equipes seguem em monitoramento e atuando nos atendimentos.
São Joaquim
Fortes ventos causaram o destelhamento parcial de duas residências no bairro Madre Paulina nesta segunda-feira (28). A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) presta atendimento às famílias e avaliando os danos. A situação segue em monitoramento.
Laguna
A cidade registrou quedas de árvores, placas publicitárias e danos na rede elétrica. A ressaca também atinge a região do Mercado Público, no centro histórico. Equipes seguem mobilizadas para atendimento das ocorrências e monitoramento das condições climáticas.
Lages
Os fortes ventos provocaram o destelhamento de uma residência em fase de construção no interior do município. Em alguns pontos mais altos da Serra, as rajadas de vento ultrapassaram os 100 km/h, causando sérios impactos na rede elétrica.
Jaguaruna
Registros de queda de árvores, placas publicitárias e danos na rede elétrica. A cidade também enfrenta ressaca na região litorânea, até o momento sem registro de estragos. Equipes seguem em monitoramento e atendendo às ocorrências.
Imbituba
Imbituba registra queda de árvores e placas publicitárias em diversos pontos da cidade. A região litorânea também é afetada por ressaca, até o momento sem registro de danos. As equipes de emergência seguem monitorando a situação.
Cuidados a serem tomados
A Defesa Civil recomenda a suspensão de pesca, esportes náuticos e demais atividades marítimas durante o período de alerta para mar agitado. Também fica o alerta para rajadas de vento.
Como ficará o tempo nos próximos dias em SC
Com o ciclone, uma massa de ar fria e seca, atinge o estado. Os próximos dias serão sem chuva, com predomínio de sol, porém, frios. Nicole Reis explica que o vento trará ainda mais sensação de frio, principalmente na parte da manhã.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO