Tribunal francês absolve Airbus e Air France por acidente em 2009
Voo deixou 228 mortos ao cair no Oceano Atlântico; veja detalhes
• Atualizado
Um tribunal francês absolveu na segunda-feira a Airbus e a Air France das acusações de homicídio culposo pela queda do voo 447 do Rio para Paris em 2009, que matou 228 pessoas e levou a mudanças duradouras nas medidas de segurança das aeronaves.
Soluços irromperam no tribunal enquanto o juiz presidente lia a decisão, uma derrota devastadora para as famílias das vítimas que lutaram por 13 anos para ver o caso chegar ao tribunal.
Leia Mais
O painel de três juízes determinou que não havia evidências suficientes de uma ligação direta entre as decisões das empresas e o crash. A investigação oficial descobriu que vários fatores contribuíram para o desastre, incluindo erro do piloto e o congelamento de sensores externos chamados tubos de pitot.
O julgamento de dois meses deixou as famílias devastadas pela raiva e decepção. Excepcionalmente, até mesmo promotores estaduais pediram a absolvição, dizendo que o processo não produziu provas suficientes de irregularidades criminais por parte das empresas.
Os promotores atribuíram a responsabilidade principalmente aos pilotos, que morreram no acidente. Os advogados da Airbus também culparam o erro do piloto, e a Air France disse que os motivos completos do acidente nunca serão conhecidos.
Leia também:
- Primeiro desfile cívico da semana da Pátria acontece neste sábado em Lages; atenção para alterações no trânsito
- ‘Duas cervejinhas’ homem alcoolizado atropela pedestre em cidade de SC e é preso em flagrante
- Acidente entre dois carros deixa mulher ferida em Lages
- Homem é esfaqueado após discussão em bar no interior de SC
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO