Trânsito Compartilhar
Irregularidade grave

Caminhoneiro é flagrado com disco de tacógrafo usado desde 2017

Durante operação, PMRv identificou o uso do mesmo disco desde 2017 e excesso de carga em outro veículo

• Atualizado

Redação

Por Redação

Caminhoneiro é flagrado com disco de tacógrafo usado desde 2017 | Imagem: PMRv
Caminhoneiro é flagrado com disco de tacógrafo usado desde 2017 | Imagem: PMRv

Um caminhoneiro foi flagrado na terça-feira (06), na SC-401, em Florianópolis, utilizando o mesmo disco de tacógrafo há mais de sete anos — um equipamento que deveria ser trocado diariamente ou, no máximo, semanalmente. A situação foi identificada por policiais do Posto 1 da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) durante uma fiscalização de rotina.

O tacógrafo, também conhecido como cronotacógrafo, é um aparelho obrigatório em veículos de carga e transporte que registra informações como velocidade, distância percorrida e tempo de direção. O uso correto do equipamento é essencial para garantir o controle da jornada dos motoristas e a segurança nas estradas. De acordo com as normas do Inmetro, o disco precisa ser trocado a cada 24 horas (modelo diário) ou a cada sete dias (modelo semanal).

Por conta da infração, o motorista foi autuado com base no artigo 230, inciso X, do Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, precisou ser substituído por outro condutor, já que não conseguiu comprovar os períodos mínimos de descanso exigidos pela legislação.

Outras irregularidades também foram encontradas no caminhão, e o condutor foi notificado a reapresentar o veículo no posto rodoviário com a situação devidamente regularizada.

Durante a mesma operação, a PMRv também flagrou um segundo caminhão — do tipo “truque” — que transportava uma escavadeira hidráulica com mais de cinco toneladas de excesso de peso. Como a máquina é considerada carga indivisível, foi necessário realizar o transbordo para um veículo compatível.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.