Rio Itajaí-Mirim, em Brusque, deve sair da calha nesta quinta-feira; cidade já registra ocorrências por conta das chuvas
É esperado que o rio tenha um alto crescimento do seu volume por volta das 18h
• Atualizado
A Prefeitura de Brusque informou que na noite desta quinta-feira (16), o rio Itajaí-Mirim deve sair da calha. Em uma live realizada através das redes sociais do município nesta manhã, o agente de Defesa Civil, Edevilson Cugik, trouxe informações de que as chuvas atingiram aproximadamente 80 milímetros em poucas horas no município de Vidal Ramos, cidade onde se localiza a nascente do rio. “É esperado que o rio tenha um alto crescimento do seu volume por volta das 18h, chegando a aproximadamente sete metros às 19h”, comenta Cugik.
“A Beira-Rio deve ser interditada a partir das 18h30, talvez um pouco antes, ou um pouco depois, a depender da situação de momento. Haverá um forte crescimento no volume do rio, ainda mais rápido que o visto em outubro”, disse.
Ocorrências
“Até às 17h, a Defesa Civil contabilizou cinco ocorrências, como quedas de muros, rompimento de tubulação, entre outros”, ressalta Cugik. “Com relação às chuvas, nas últimas 24 horas, a cidade de Vidal Ramos apresentou um alto volume pluviométrico que terá reflexos no rio Itajaí-Mirim, e nossos números atualizados apontam que o pico do rio deve chegar a 7,80 metros por volta das 21h30”, alertou.
“Caso estes números se confirmem, devemos ter algumas casas alagadas, principalmente as residências que sofreram com o alagamento de 2017. Há uma equipe da Defesa Civil passando por essas ruas alertando a população”, completou Cugik.
Os moradores podem observar a cota de cheia de suas ruas no site da Defesa Civil (defesacivil.brusque.sc.gov.br).
Veja a relação das ruas que alagam com cota de oito metros:
Ações coordenadas
Na tarde desta quinta-feira (16), o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC), composto por integrantes da Prefeitura de Brusque e de forças da segurança pública que atuam na cidade, se reuniu na sede da Defesa Civil.
Na ocasião, foram deliberadas as ações para mitigar os danos das possíveis ocorrências trazidas pelas chuvas. Dentre outros assuntos, ficou determinado o bloqueio dos acessos de ambas as margens da Beira Rio, assim que a mesma alagar.
Secretarias como Obras e Desenvolvimento Social também ficarão de sobreaviso para atender possíveis ocorrências e desalojados.
A Defesa Civil de Santa Catarina mantém a condição para temporais e chuva volumosa no estado até o sábado (18). O risco é alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos sobretudo entre o Vale do Itajaí e o sul catarinense.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO