Tempo Compartilhar
Alerta

Primavera começa com chuva intensa, rajadas de vento e friagem

Frente fria se espalha pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste

• Atualizado

Redação

Por Redação

Primavera chega com chuva intensa, rajadas de vento e friagem – Imagem Ilustrativa. Foto: Pixabay (banco de imagens)
Primavera chega com chuva intensa, rajadas de vento e friagem – Imagem Ilustrativa. Foto: Pixabay (banco de imagens)

A primavera de 2025, conhecida como a estação das flores, começa oficialmente na próxima segunda-feira (22), às 15h19 (horário de Brasília), trazendo mudanças no clima em grande parte do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até quarta-feira (24) uma intensa frente fria avançará pelo Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste e Norte, provocando temporais, ventos fortes e queda acentuada de temperaturas.

Os temporais começarão pelo Rio Grande do Sul e se espalharão por toda a Região Sul, chegando a partes de Mato Grosso do Sul e ao extremo sul e sudoeste de São Paulo. No dia 22, a frente fria deve atingir o Sudeste e avançar pelos estados do Centro-Oeste, podendo chegar ao sudoeste da Amazônia.

A meteorologista Danielle Ferreira, do Inmet, explica que a chegada de uma massa de ar frio e seco fará a temperatura cair em grande parte do Centro-Sul e até no Norte, onde o fenômeno é chamado de friagem. Antes da primavera, no sábado (20) e domingo (21), os temporais no Sul já podem vir fortes, com descargas elétricas, rajadas de vento, possibilidade de granizo e chuva intensa, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Impacto do La Niña

O fenômeno La Niña, que ocorre com o resfriamento anômalo das águas do Oceano Pacífico Equatorial, também influencia o clima da primavera no Hemisfério Sul. Segundo a NOAA, a agência científica americana, o La Niña aumenta a umidade vinda da Amazônia e ajuda na formação de sistemas meteorológicos.

Danielle Ferreira explica que, em anos de La Niña, a Região Sul tende a ter menos chuvas e períodos mais longos sem precipitação. “As frentes frias passam mais rapidamente sobre a parte leste da Região Sul e acabam levando mais chuvas para o Sudeste, podendo chegar a até parte do litoral nordestino”, detalhou a meteorologista.

*Com informações de Agência Brasil

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.