Ponte é interditada em Praia Grande e comunidades ficam isoladas
Acesso sobre o rio Pavão para as comunidades no interior da cidade estão com a ponte interditada em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina
• Atualizado
A ponte sobre o rio Pavão, em Praia Grande, foi interditada durante a noite deste domingo (16). As comunidades de Passo Fundo, Alto da Esperança, Mãe dos Homens e Pedra Branca estão com o acesso interrompido. A interrupção do acesso deixa as comunidades isoladas.
Conforme a Defesa Civil, o município registrou maus de 274 milímetros de chuva em 24 horas, entre sábado e domingo.
A ponte sobre o rio Pavão passou por obras em novembro de 2023 após as fortes chuvas danificarem a Estrada do Pintada. Na época, a cabeceira da ponte desabou devido às fortes chuvas.
A reportagem está em contato com a prefeitura para verificar atualizações sobre a interdição da ponte.
Confira os dados da chuva
Em atualização
Secretaria de Educação de Praia Grande suspende aulas nesta segunda (17)
A Secretaria de Educação de Praia Grande, no Extremo Sul Catarinense informou que as aulas nas escolas de ensino fundamental Prof. Alba Lucy Reis Magnus, Prof. Eliziani Citadin Marques, Leonardo Pedro Thomaz e no CEI Pequeno Aprendiz, no Bairro 1° de Maio, estão suspensas nesta segunda-feira (17).
O motivo da suspensão é devido ao alto índice de chuvas e aos alertas emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina. Os Centros de Educação Infantil Leãozinho e Cantinho dos Sonhos permanecem com aulas normais.
- Exportações de SC para os EUA caem quase 20% em agosto, mas estado cresce no comércio global
- Diretora de creche salva bebê de engasgo em SC
- Para Lula, Bolsonaro assume culpa ao pedir anistia antes de condenação
- Cesta básica em SC apresenta queda em agosto, mas permanece entre as mais caras do país
Defesa Civil alerta para chuva intensa em Santa Catariana
A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou que uma combinação entre a atuação de uma baixa pressão no oeste catarinense e a influência de uma frente fria estacionária sobre o norte do Rio Grande do Sul e áreas de divisa com Santa Catarina, está causando chuvas volumosas na porção sul e oeste do estado neste domingo (16) e segunda-feira (17).
No Litoral Sul, onde as instabilidades já se faziam presente desde a madrugada, a chuva se mantém persistente ao longo do dia, variando de moderada a forte intensidade e com volumes elevados, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Já entre o Grande Oeste e o Planalto Sul, as instabilidades se formam no decorrer da manhã deste domingo nas áreas de divisa com a Argentina e avançam para o Planalto Sul no decorrer do dia, ganhando força a partir do final da tarde, principalmente no Extremo Oeste e Oeste catarinense. Na segunda-feira (17), as chuvas continuam persistentes no Grande Oeste, por vezes de forte intensidade, mas diminuem gradualmente no Litoral Sul.
Acumulados de chuva:
- Grande Oeste: Entre 100 e 130 mm, podendo chegar ou até mesmo superar 150 mm em trechos do Extremo Oeste e Oeste, principalmente nas áreas de divisa com o RS.
- Extremo sul do Litoral Sul: Entre 60 e 80 mm entre o domingo (16) e a segunda-feira (17), com pontuais acima.
Riscos:
- Alto: Áreas em laranja no mapa (alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos).
- Moderado: Áreas em amarelo no mapa (alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos).
- Baixo: Áreas em verde no mapa.
Recomendações:
- A Defesa Civil orienta a população das áreas afetadas para que permaneçam em casa e evitem se deslocar, principalmente em áreas de risco.
- Em caso de necessidade, entre em contato com os órgãos de resgate pelos números:
- Bombeiros: 193
- Defesa Civil: 199
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO