Tempo Compartilhar
Previsão do mês

Maio vai ser quente ou frio? veja a previsão

Previsão aponta tempo seco e temperaturas elevadas durante o dia

• Atualizado

Redação

Por Redação

Maio vai ser quente ou frio? veja a previsão | Imagem: Metsul
Maio vai ser quente ou frio? veja a previsão | Imagem: Metsul

O mês de maio marca a virada definitiva do calor do verão para temperaturas mais amenas do outono e a aproximação do inverno. Historicamente, é o mês mais frio da estação em todo o Brasil, especialmente na segunda quinzena, quando as características do inverno começam a se intensificar.

O período também traz um aumento no risco de geadas nas regiões Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste, o que pode prejudicar lavouras. No Norte do país, a friagem — queda acentuada de temperatura causada por ar frio vindo do sul — também se torna mais comum. Outro destaque são os dias com nevoeiro e neblina, especialmente entre a madrugada e a manhã, podendo persistir até o período da tarde em algumas regiões.

Mesmo sendo o mês mais frio do outono, maio de 2025 não deve ser gelado. A previsão é de temperaturas acima da média em boa parte do Centro-Sul do Brasil. Os maiores desvios de calor devem ocorrer em áreas como Mato Grosso, Goiás, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. No Sul, o calor deve ser mais presente no Paraná, enquanto no Rio Grande do Sul as temperaturas devem se manter próximas da média.

Pouca chuva e estiagem persistem em Santa Catarina

A previsão para maio também aponta para pouca chuva no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. No Sul, o Rio Grande do Sul pode ter precipitações próximas ou ligeiramente acima da média, mas sem repetir os volumes extremos de maio de 2024. Em Santa Catarina, a tendência é de que esse cenário de estiagem persista ao longo do trimestre.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, maio, junho e julho devem ter acumulados de chuva dentro ou abaixo da média histórica, com poucos episódios de chuva forte. A menor frequência de frentes frias e o domínio de massas de ar seco favorecem dias ensolarados e temperaturas mais elevadas, com possibilidade de veranicos. O frio intenso pode ocorrer, mas deve ser passageiro.

O mês de maio também será marcado por grande amplitude térmica: as noites devem ser mais frias, enquanto as tardes tendem a ser mais quentes, especialmente nos dias de céu limpo.

Mesmo com o Oceano Pacífico em neutralidade climática — sem influência direta do El Niño ou La Niña —, a previsão continua indicando volumes de chuva abaixo da média em Santa Catarina. As regiões do Oeste e áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul devem registrar entre 120 mm e 200 mm de chuva em maio, muitas vezes acompanhadas por raios, vento forte e granizo. Já na metade leste do estado, incluindo o litoral, os volumes variam entre 100 mm e 150 mm.

*Com informações de Metsul e Defesa Civil de Santa Catarina

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.