Tempo Compartilhar
EM MONITORAMENTO

Joinville tem alerta de ventos fortes e maré alta

A condição é causada pela passagem de uma frente fria

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: divulgação | Prefeitura de Joinville
Foto: divulgação | Prefeitura de Joinville

Joinville recebeu um alerta da Defesa Civil para possíveis rajadas de vento e risco de alagamentos por conta da alta maré, nesta sexta-feira e sábado (4 e 5).

Ventos fortes em Joinville

A condição é causada pela passagem de uma frente fria, em decorrência de baixa pressão no litoral do Rio Grande do Sul e de alta pressão no litoral da Argentina e do Uruguai.

De acordo com a previsão, o vento ganha força já nas primeiras horas de sexta-feira, com rajadas que podem chegar a 80 km/h no litoral e em áreas de costa. Em Joinville, os ventos podem chegar a 40 e 50 km/h.

Com a intensidade na área litorânea, há um aumento das ondas que interferem na alta da maré em Joinville. Nesta sexta,o pico de maré será de 1,4m perto das 21h. No sábado, o pico da maré será às 3h (1,6m) e às 22h (1,3m).

A Defesa Civil recomenda que em caso de vento forte, a população busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados. Também é preciso evitar transitar ou se abrigar perto de árvores, placas, muros e postes de energia e jamais atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Leia também:

Ventos de até 80 km/h e frio intenso colocam SC em alerta

Ventos de até 80 km/h e frio intenso colocam SC em alerta | Foto: Banco de Imagens (Canva)
Ventos de até 80 km/h e frio intenso colocam SC em alerta | Foto: Banco de Imagens (Canva)

Os ventos ganham força no litoral de Santa Catarina a partir da madrugada de sexta-feira (4), podendo chegar a 80 km/h em rajadas. Segundo a Defesa Civil do Estado, a mudança é causada pela passagem de uma frente fria, que altera a direção do vento para sul/sudeste e aumenta o risco de destelhamentos, queda de galhos e danos na rede elétrica.

Além do vento intenso, o mar ficará muito agitado, com ondas entre 2,5 e 3 metros e picos de até 4 metros. Há risco alto para navegação e atividades marítimas até sábado (5), quando os ventos começam a perder força com a chegada de uma área de alta pressão.

A virada no tempo também trará um declínio acentuado nas temperaturas, especialmente entre a tarde de sexta e a manhã de sábado. A queda pode ser de até 14°C em algumas regiões, aumentando o risco de desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. No interior do estado, há previsão de geada nos planaltos e em áreas mais altas do Grande Oeste.

A Defesa Civil recomenda atenção redobrada, principalmente para quem mora no litoral ou em regiões vulneráveis ao frio intenso.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.