Vídeo mostra grande volume de água extravasando de barragem em rio que causou tragédia no RS
O volume de água da barragem foi levantado como hipótese causadora da elevação do rio, mas empresa que administra a usina descartou a possibilidade
• Atualizado
Um vídeo que teria sido feito na Usina Castro Alves, no rio das Antas, no Rio Grande do Sul, no dia 4 de setembro, mostra um grande volume de água nos vertedouros nas laterais da estrutura, que acabaram indo para o rio.
A água da usina hidrelétrica foi levantada como hipótese causadora para a rápida elevação do rio que causou destruição em diversas cidades nos últimos dias.
O Complexo Energético Rio das Antas (Ceran), que administa a usina, informou que na última segunda, o rio das Antas atingiu a vazão mais alta desde a construção das usinas e uma das maiores vazões que se tem registro.
“Infelizmente, as barragens não conseguem reduzir altas afluências e mitigar os impactos no entorno do rio, pois as barragens da Ceran possuem vertedouro do tipo soleira livre e tem a característica “a fio d’água”, ou seja, não tem capacidade de armazenamento e nem de regular o fluxo do rio, pois todo o excedente de água passa por cima da barragem”, explicou a Ceran.
Veja o vídeo
- Exportações de SC para os EUA caem quase 20% em agosto, mas estado cresce no comércio global
- Diretora de creche salva bebê de engasgo em SC
- Para Lula, Bolsonaro assume culpa ao pedir anistia antes de condenação
- Cesta básica em SC apresenta queda em agosto, mas permanece entre as mais caras do país
- Empresa de combustíveis em SC é punida por uso de certidão falsa em licitação; entenda
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO