Garopaba registra 100 mm de chuva e enfrenta alagamentos
Chuva intensa alaga ruas e escolas em Garopaba
• Atualizado

A cidade de Garopaba registrou cerca de 100 milímetros de chuva entre a manhã e o fim da tarde desta quinta-feira (10). O volume elevado provocou alagamentos em ruas, escolas e casas, principalmente nos bairros Encantada, Ressacada e em áreas da região Sul.
Apesar dos transtornos, não há pessoas desalojadas ou desabrigadas. A Defesa Civil de Garopaba informou que o trabalho de prevenção, como a limpeza de bocas de lobo e a desobstrução de valas, foi essencial para evitar problemas maiores.
A previsão do tempo indica que a chuva deve parar nas próximas horas e também durante a sexta-feira (11). Mesmo assim, a orientação é que os moradores fiquem atentos aos canais oficiais da prefeitura para novas informações.
As equipes da Defesa Civil, serviços públicos e segurança seguem atuando em diversos pontos da cidade para realizar reparos e garantir a segurança da população. O atendimento no GPA 24h continua normalmente, assim como os demais serviços essenciais.
As aulas na rede municipal de ensino estão confirmadas para esta sexta-feira (11).
Em caso de emergência, entre em contato:
- Defesa Civil: (48) 3254-8199
- Corpo de Bombeiros: 193
Leia também
Florianópolis entra em estado de atenção após mais de 100 mm de chuva em 24h
Por Isabéli Bender
Florianópolis entrou em estado de atenção nesta quinta-feira (10) por conta das chuvas fortes e contínuas que atingem a cidade. Em apenas 24 horas, já foram registrados 109,8 milímetros de precipitação — sendo 56,5 mm só nas últimas três horas.
Até o momento, foram registrados diversos pontos de alagamento nas regiões sul, leste e norte da Ilha, com destaque para bairros como Campeche e Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição e Rio Vermelho, e Ingleses.
Diante da situação, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil Municipal, mobilizou o Grupo de Respostas aos Desastres.
A força-tarefa envolve a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e equipes operacionais da Secretaria de Infraestrutura. Os agentes estão atuando em várias frentes para minimizar os impactos causados pelo volume de água. Caminhões hidrojato já foram enviados para os pontos mais críticos.
A Defesa Civil também alertou os moradores que vivem próximos a áreas de encosta para redobrarem a atenção, pois o solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos. Caso necessário, a prefeitura poderá empregar equipamentos como escavadeiras e caminhões extras para ações de emergência.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO