Rádio Clube Compartilhar
Impressionante

VÍDEOS: cidades de SC registram primeira neve do ano

Alguns registros foram compartilhados nas redes sociais

• Atualizado

Redação

Por Redação

Cidade de SC registra primeira neve do ano | Foto: Reprodução/Redes Sociais @nossafamiliaporaioficial
Cidade de SC registra primeira neve do ano | Foto: Reprodução/Redes Sociais @nossafamiliaporaioficial

Urupema registrou a primeira neve do ano – uma mistura de neve e chuva congelada na madrugada desta quinta-feira (29), segundo informações da Gilsânia Cruz – Meteorologista Epagri/Ciram.

O registro de neve foi pouco, mas a meteorologista afirma que vem mais ainda pela manhã desta quinta (29). Por volta das 08h, a neve foi registrada também no centro de São Joaquim; veja:

Alguns registros foram compartilhados nas redes sociais; confira:

Outras duas cidades também registraram neve: Bom Jardim da Serra e Urubici, para a alegria de moradores e visitantes.

Primeiro registro de neve em 2025

A Defesa Civil comunicou que ao longo da madrugada, relatos chegaram da cidade de Urupema. No momento da ocorrência, as temperaturas encontravam-se na casa dos -1°C, com cobertura de nuvens e ocorrência de garoa na região, como mostra imagens do satélite GOES-19.

Cidade de SC registra primeira neve do ano
Cidade de Urupema registra precipitação invernal na madrugada desta quinta-feira (29) | Foto: Defesa Civil de SC

Apesar das condições favoráveis para a formação de neve, com temperaturas próximas a 0°C e registro de garoa em alguns pontos da Serra, o fenômeno foi observado de maneira mais isolada na região.

Previsão

A Defesa Civil afirma que a próxima madrugada será de temperaturas ainda mais baixas em Santa Catarina. Com cidades dos Planaltos e oeste registrando temperaturas abaixo de 0°C e geada entre a próxima madrugada e amanhecer.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Veja o que esperar do inverno em Santa Catarina

Com a chegada do inverno no Hemisfério Sul, que inicia oficialmente em junho, Santa Catarina deve enfrentar os meses mais frios do ano com chuvas abaixo da média, presença frequente de massas de ar polar e risco de geadas em diversas regiões. O trimestre de junho, julho e agosto costuma ser marcado por menos precipitações, com agosto sendo o mês mais seco no estado, segundo dados da Defesa Civil de SC.

Apesar da redução das chuvas em comparação ao verão, o período pode registrar eventos pontuais de chuva intensa, especialmente nos meses de junho e julho, com risco de enxurradas e deslizamentos, principalmente nas regiões que já enfrentam estiagem prolongada, como o Oeste.

Ciclones e massas de ar frio

O inverno em Santa Catarina também traz consigo frentes frias mais frequentes e a possível formação de ciclones extratropicais, fenômenos típicos da estação. A temperatura pode variar bastante: dias mais secos e ensolarados tendem a registrar temperaturas acima da média, enquanto a atuação de massas de ar polar deve provocar quedas bruscas de temperatura, inclusive com possibilidade de geada e até precipitação invernal (neve ou chuva congelada) em pontos mais altos do estado. No entanto, esses eventos de frio extremo não devem ser duradouros.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.