Ciclone extratropical deve provocar chuva intensa e ventos de até 100 km/h no Sul do Brasil; saiba quando
Alerta indica risco de temporais, descargas elétricas e rajadas fortes; região sul do pais deve ser mais atingido
• Atualizado
	Os próximos dias devem ser marcados por tempo firme na maior parte da Região Sul do Brasil, mas a situação muda de forma significativa a partir da sexta-feira (7), quando está prevista a formação de um ciclone extratropical. O fenômeno deve provocar chuva intensa, temporais e ventos fortes em várias áreas, segundo o meteorologista Piter Scheuer.
Até quinta-feira, o tempo segue predominantemente ensolarado, com poucas variações de nuvens e temperaturas próximas ou acima dos 30 °C, especialmente no centro-leste da região. No Oeste, podem ocorrer pancadas isoladas de chuva e temporais localizados por conta do calor e da umidade, mas de forma passageira.
A partir de sexta, a formação de um centro de baixa pressão deve reforçar as instabilidades em toda a Região Sul. De acordo com Scheuer, há risco de chuva com trovoadas, granizo, rajadas de vento intensas e episódios de tempo severo, especialmente entre o Oeste e o Meio-Oeste.
“Essa baixa pressão pode reforçar inúmeras instabilidades, com possibilidade de chuva forte, tempestades, vendavais e até formação de tornados isolados em algumas áreas do Sul do Brasil”, alertou o meteorologista.
O risco também se estende para o centro-leste e o litoral entre sexta e sábado, com rajadas de vento que podem superar os 80 km/h e agitação marítima.
Scheuer ressalta que o cenário ainda está em acompanhamento e que as condições podem se intensificar conforme o sistema se desloca sobre o oceano.
Ciclone extratropical deve provocar chuva intensa e ventos de até 100 km/h no Sul do Brasil; saiba quando
— SCC10 (@scc10oficial) November 4, 2025
📹Meteorologista Piter Scheuer pic.twitter.com/YTRQo2QYpU
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO