Chuva intensa deixa Florianópolis em alerta vermelho e causa alagamentos em várias regiões
Em apenas três horas, Capital registra 111 mm de chuva
• Atualizado
A forte chuva que atinge Florianópolis na noite desta segunda-feira (29) colocou a Capital em alerta máximo. Em apenas três horas, foram registrados 111 milímetros de chuva, volume muito acima do normal para um período tão curto. Diante da situação, a Prefeitura orienta que a população evite deslocamentos e reforça o estado de atenção em toda a cidade.
A administração municipal acompanha os impactos da instabilidade climática por meio do Gabinete de Crise, com equipes atuando nas ruas. As regiões do Centro, Continente e Sul da Ilha concentram a maior parte das ocorrências até o momento, com diversos pontos que exigem atenção. Nas próximas horas, a previsão indica que os maiores volumes de chuva devem ocorrer no Norte da Ilha.
Alagamentos foram registrados em vias importantes, como as avenidas Beira-mar Norte, Mauro Ramos e Madre Benvenuta. Para reduzir os transtornos, caminhões hidrojatos estão sendo deslocados para acelerar o escoamento da água, especialmente na região de acesso às pontes, na entrada da Capital.
Também foram registradas ocorrências pontuais em bairros da cidade. Na Caieira da Barra do Sul, houve um deslizamento de terra que interrompeu uma via da localidade. Já no Morro do Mocotó, a queda de uma árvore sobre a rede elétrica foi registrada, sem causar maiores danos.
A Prefeitura orienta ainda que os moradores evitem colocar resíduos sólidos nas ruas neste momento. Embora a coleta siga funcionando, o acúmulo de lixo pode contribuir para o entupimento de bueiros e agravar os alagamentos.
Além dos transtornos já registrados, a Defesa Civil de Florianópolis emitiu alerta vermelho para temporais entre a tarde e a noite desta segunda-feira (29) e a noite de terça-feira (30). O aviso indica risco muito alto para alagamentos e enxurradas, além de possibilidade de destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
As condições são provocadas pela formação de uma área de baixa pressão próxima à costa, que deve intensificar as chuvas. Não está descartada a ocorrência de temporais com ventos fortes, raios e eventual queda de granizo.
Durante os temporais, a Defesa Civil recomenda que a população busque locais abrigados, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em caso de ventos fortes, a orientação é evitar circular ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia. Em situações de chuva intensa com alagamentos, a recomendação é nunca atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Em caso de emergência, os canais de atendimento são:
- 199 – Defesa Civil
- 153 – Guarda Municipal
- 193 – Corpo de Bombeiros
- 192 – Samu
- 190 – Polícia Militar
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO