Chuva extrema pode causar danos em Santa Catarina, explica meteorologista
Diversos fenômenos podem afetar Santa Catarina
• Atualizado
“Período de chuva extrema pode provocar alguns danos, associado aos alagamentos, enxurradas, deslizamento de terra, mas aina é preciso detalhar”, explica o meteorologista Piter Scheuer sobre o tempo para o mês de agosto e os seguintes em Santa Catarina. O especialista destaca que as previsões são atualizadas diariamente, mas que já é possível ter um panorama do próximo mês.
“Em agosto é provável que a gente tenha chuvas próximas ou acima da média climatológica, por conta do fenômeno El Niño, que vai atuar com intensidade forte. Temporais e tempestades mais frequentes começam a marcar presença, já até mesmo na primeira quinzena e ao longo do mês”, pontua o meteorologista sobre as causas das chuvas.
Fenômenos climáticos
Um verdadeiro combo de fenômenos climático pode atingir o estado durante agosto. “De fato nós poderemos ter transição de frentes frias, sistemas de baixa pressão e ciclones, que podem trazer transtornos. Mas novamente, é algo que a gente vai detalhando ao longo dos próximos dias”, aponta.
Piter destaca também que esses fenômenos podem aparecer também nos próximos meses. “Não só no mês de agosto, mas no mês de setembro e outubro também, tem essa mesma perspectiva. Hora, frio, hora, calor, pelo menos uma marcha de ar frio, um pouquinho mais forte, pode estar acontecendo”, afirma.
- Frente fria traz fortes chuvas, ventos e granizo para SC; veja quando
- Duas frentes frias atingem Sul e Sudeste do Brasil nesta semana
- Instabilidade e queda de temperatura marcam o fim de semana em SC; veja previsão
- La Niña pode retornar ainda em 2025, alerta OMM
- SC deve enfrentar temporais, rajadas de vento e risco de alagamentos; veja quando
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO