Tempero usado no arroz pode ajudar a controlar a pressão e o colesterol; veja qual
Por trás do seu aroma marcante, esse tempero esconde uma série de benefícios
• Atualizado
Em muitos lares brasileiros, o alho é presença constante nas receitas, especialmente no arroz, elevando o sabor dos pratos com sua versatilidade. No entanto, o que poucos sabem é que esse simples tempero vai muito além de dar um toque especial à comida. Por trás do seu aroma marcante, o alho esconde uma série de benefícios poderosos para a saúde, especialmente quando o assunto é a proteção cardiovascular.
O alho é considerado um alimento funcional, e seu poder não está apenas no sabor que agrega às receitas, mas também nos compostos bioativos que ele contém. Um desses compostos, a alicina, é um grande aliado da saúde do coração, além de ter ação anti-inflamatória.
Quando o alho é picado ou triturado, suas enzimas são ativadas, potencializando todos esses benefícios. A ativação dessas enzimas faz com que o organismo consiga aproveitar ainda mais os efeitos positivos desse tempero tão acessível e natural.
O alho pode trazer uma série de vantagens para o corpo humano, como:
- Proteção para o coração: Ajuda na manutenção de uma boa saúde cardiovascular, promovendo a circulação sanguínea saudável.
- Controle da pressão arterial: Seu consumo regular pode contribuir para a redução da pressão alta, evitando complicações sérias.
- Equilíbrio dos níveis de colesterol: Pode auxiliar no controle do colesterol, diminuindo o LDL e aumentando o HDL, o colesterol “bom”.
- Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias: Age contra os radicais livres e reduz inflamações no corpo, prevenindo o aparecimento de diversas doenças.
- Combate à inflamação crônica: Ideal para quem sofre com doenças inflamatórias crônicas, como a artrite.
- Fortalecimento do sistema imunológico: O alho dá aquele empurrãozinho extra ao sistema imunológico, ajudando a proteger o corpo contra infecções.
- Ação anticancerígena: Pesquisas sugerem que o alho pode ter um efeito preventivo contra certos tipos de câncer.
*Com informações de Metrópoles
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO