Sete cidades brasileiras podem ficar submersas devido ao aumento do nível do mar; veja quais
De acordo com pesquisa da Organização Meteorológica Mundial (OMN), o litoral do Brasil foi o mais afetado pela elevação do nível dos oceanos em 2023
• Atualizado
Conforme a ONG Internacional Climate Central, o aumento do nível do mar está ameaçando sete cidades brasileiras. Isso porque elas podem ser inundadas nas próximas décadas devido ao aumento do nível dos oceanos por conta do aquecimento do planeta.
Conhecida em todo o mundo pelas belezas naturais, a costa brasileira tem sido afetada por um fenômeno que ocorre, diariamente, a milhares de quilômetros de distância: o derretimento de geleiras, que viram água do mar.
Santos, em São Paulo, é uma das sete cidades brasileiras que podem ser afetadas se as emissões de gases do efeito estufa continuarem como estão. No Rio de Janeiro, outra cidade em destaque, a água invadiria a recepção do tradicional hotel Copacabana Palace.
Além disso, o mesmo pode acontecer com Salvador, Fortaleza, Recife, São Luís e Porto Alegre. De acordo com pesquisa da Organização Meteorológica Mundial (OMN), o litoral do brasil foi o mais afetado pela elevação do nível dos oceanos em 2023.
A condição causada pelo aumento da temperatura do planeta é influenciada pelo fenômeno El Niño. Também no litoral de São Paulo, as praias de Caraguatatuba começaram a perder faixa de areia. Uma grande obra é feita por lá: um muro com mais de um quilômetro de comprimento foi construído dentro do mar para escoar o maior rio da região e conter o avanço da água salgada.
Nesta praia é possível ver o estrago na orla. Um paredão de pedras foi inserido no local pra tentar barrar a água.
Jundu pode barrar o avanço do mar, porém sua proteção não é fiscalizada
Conforme o SBT News, muitas vezes quando a gente vem à praia acaba se deparando com um tipo de vegetação que é típica, rasteira, inclusive, cresce na areia: o Jundu. Além de servir como alimento e proteção para a fauna local, também é uma importante barreira para o avanço do mar. O Jundu é protegido por lei, mas infelizmente não existe fiscalização o suficiente e até mesmo prefeituras acabam retirando essa vegetação da praia.
Com informações de SBT News
- Exportações de SC para os EUA caem quase 20% em agosto, mas estado cresce no comércio global
- Diretora de creche salva bebê de engasgo em SC
- Para Lula, Bolsonaro assume culpa ao pedir anistia antes de condenação
- Cesta básica em SC apresenta queda em agosto, mas permanece entre as mais caras do país
- Empresa de combustíveis em SC é punida por uso de certidão falsa em licitação; entenda
- Polícia flagra caminhões irregulares na Serra do Rio do Rastro
- Mulher é atropelada e prensada contra poste após descer de ônibus em SC
- Colisão frontal deixa três pessoas feridas na SC-283 em SC; veja imagens
- Homem que atropelou seis pessoas em frente a casa noturna em Florianópolis é condenado; entenda
- Casal suspeito de maltratar filhas é denunciado pelo Ministério Público em SC
- Talentos da casa #4 – DANIEL BIFE
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO