SC e RS discutem oportunidades do acordo Mercosul–União Europeia
O pacto ainda precisa passar pela assinatura formal e pela aprovação dos parlamentos dos países envolvidos
• Atualizado
Eventos bilaterais na Itália e na França vão reunir, nesta semana, empresários, investidores e autoridades para discutir oportunidades econômicas envolvendo o Brasil e o mercado europeu. Os encontros acontecem justamente no momento em que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia volta ao centro do debate internacional, um pacto que, se confirmado, deve criar a maior zona de livre comércio do mundo.
O Brasil anunciou no domingo (23), em Joanesburgo, que pretende assinar o acordo no dia 20 de dezembro, após quase três décadas de negociações. Apesar de concluído no fim do ano passado, o pacto ainda precisa passar pela assinatura formal e pela aprovação dos parlamentos dos países envolvidos.
Para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o avanço nas tratativas abre portas para uma série de oportunidades. A principal expectativa é a redução de tarifas de importação, o que pode baratear insumos e bens de capital usados pela indústria exportadora. No caso catarinense, setores como metalmecânico e tecnologia tendem a ganhar competitividade. Já no Rio Grande do Sul, indústrias de máquinas, equipamentos e o segmento agroindustrial despontam como os principais beneficiados.
Mas os efeitos não são apenas positivos: especialistas apontam desafios, como a necessidade de adaptação às exigências regulatórias europeias, maior competição com produtos estrangeiros e ajustes técnicos em cadeias produtivas.
Representando o setor empresarial dos dois estados do Sul, o empresário Delton Batista, presidente do LIDE em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, participa dos fóruns econômicos que acontecem nos dias 24 e 25 em Roma e nos dias 26 e 27 em Paris. Os encontros devem tratar diretamente dos impactos e desdobramentos da possível consolidação do acordo birregional.
Segundo Delton, a diplomacia comercial tem papel decisivo na expansão dos negócios brasileiros:
“A diplomacia comercial abre portas para negociações com potencial de gerar crescimento para as empresas e benefícios para toda a sociedade”, afirma.
Os eventos na Europa reúnem líderes estratégicos dos dois continentes e devem contribuir para aproximar ainda mais as agendas econômicas, ampliando o diálogo em um momento crucial para o futuro das relações comerciais entre Mercosul e União Europeia.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO