Cidade de Santa Catarina tem cinco praias entre as melhores da América Latina
No total, o estado tem seis praias no ranking
• Atualizado
Santa Catarina tem uma cidade com cinco praias entre as melhores da América Latina. As praias são de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, segundo um relatório de avaliação do Centro Internacional de Formación en Gestión y Certificación de Playas e Grupo de Investigación en Sistemas Costeros.
Leia Mais
No “Ranking de Mejores Playas 2023”, com 59 praias de dez países da América Latina, a Praia do Estaleiro está na 23º posição. Logo atrás, no 24º lugar, vem a Praia do Buraco (ou do Coco). Também estão na lista a Praia de Taquaras (33º), Praia Central (45º) e Praia do Canto, conhecida como Prainha, (51º).
Já no ranking por tipo de praia, Estaleiro aparece na 9ª posição entre as de povoado, ou seja, aquelas localizadas fora do entorno urbano principal e associadas a uma população pequena (saiba mais sobre os tipos no fim do texto).
Além das cinco, somente outra praia catarinense está no ranking geral. É a Praia Brava, de Itajaí, na 38ª posição. Quatro das praias da região estão na frente de Copacabana (47ª), no Rio de Janeiro, uma das praias mais famosas do mundo.
Para elaborar o relatório de avaliação, pesquisadores fizeram, inicialmente, uma revisão crítica de mais de 70 sites que publicam ranking de praias. Eles constataram que a grande maioria dos sites não segue sistemas tecnicamente rigorosos e sim responde às opiniões dos frequentadores e critérios dos editores, quase sempre carregados de subjetividade. No estudo em questão, divulgado em 8 de junho, as praias foram analisadas como ecossistemas costeiros, e os pesquisadores guiaram-se por critérios como proteção, conservação, lazer e saúde.
Participaram da avaliação 28 pesquisadores, entre doutores, mestres e especialistas, que atuam em áreas como Química, Ciências Naturais, Engenharia, Biologia, Turismo, Oceanografia, Geografia e Gestão Costeira em diferentes países da América Latina. Coordenaram o trabalho Elaine B. de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Camilo M. Botero, do Centro Internacional de Formación en Gestión y Certificación de Playas e Grupo de Investigación en Sistemas Costeros. O estudo completo está publicado no site do estudo.
Tipos de praia
Praia Urbana: Localizada dentro ou próxima à área urbana e, geralmente, aberta livremente ao público; Serviços públicos bem estabelecidos, como escolas primárias, centros religiosos, bancos, correios, cibercafés e uma área comercial central bem definida; Atividades comerciais como pesca, navegação, portos e marinas; Fácil e gratuito acesso à praia.
Praia de Povoado: Localizada fora do entorno urbano principal e associada a uma população pequena, mas permanente, refletindo o acesso a serviços comunitários organizados, mas em pequena escala, como escolas, centros religiosos, lojas; É possível chegar de transporte público ou privado. É frequentada principalmente em meses de verão.
Praia Rural: Localizada fora do meio urbano/povoado; não facilmente acessível por transporte público e praticamente sem infraestrutura; tem pouco ou nenhum desenvolvimento à beira-mar, mas pode ter algumas casas; Os frequentadores dessas praias valorizam-nas pela tranquilidade e qualidades naturais.
- STF tem maioria para receber denúncia e tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação
- Aeroporto de Navegantes recebe novo caça F-39 Gripen e reforça papel estratégico no país
- Idosa é atacada por enxame de abelhas e sofre mais de 100 picadas em Lages
- Homem é esfaqueado no rosto e nas costas em tentativa de homicídio em SC
- Nova atração náutica promete impulsionar o turismo na Costa Esmeralda
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO




