Geral Compartilhar
SEGURANÇA PÚBLICA

Santa Catarina registra queda histórica da violência em outubro

Este é o segundo melhor resultado para o período desde 2008, quando começou a série histórica

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

Santa Catarina registra queda histórica da violência em outubro | Foto: divulgação.
Santa Catarina registra queda histórica da violência em outubro | Foto: divulgação.

Santa Catarina fechou outubro de 2025 com uma nova redução nos principais indicadores de violência letal e crimes patrimoniais. Os dados divulgados pela Gerência de Estatística e Análise Criminal (GEAC), da Diretoria de Inteligência Estratégica (Dine) da Secretaria de Segurança Pública de Santa Cataria (SSP-SC), mostram que o estado melhorou na segurança pública, e alcançou o segundo melhor resultado para o período desde 2008, quando começou a série histórica.

Segundo o GEAC, o índice de mortes violentas caiu 21,7% em comparação com outubro do ano passado. Este ano, conforme os dados apresentados, foram 47 crimes contra a vida, em 2024, foram 60. O movimento de queda também aparece em outros indicadores, como homicídios, que recuaram 15,4%, feminicídios diminuíram 20% e latrocínios, que são os roubos seguidos de morte, tiveram redução de 50%.

O governador Jorginho Mello atribuiu o cenário ao trabalho integrado das forças de segurança e a uma política de enfrentamento direto ao crime organizado. “Santa Catarina tem a melhor segurança pública do Brasil e a gente não pode baixar a guarda. Nosso time atua de forma exemplar e o Estado está investindo cada vez mais em armamento, inteligência, qualificação e tecnologia. É uma engrenagem onde todo mundo trabalha integrado: linha dura contra o crime é mais proteção para as pessoas”, afirmou.

Outros crimes também diminuíram

Há registros de queda também em crimes patrimoniais. O número de roubos despencou 27,4% em comparação com outubro de 2024, caindo de 497 para 361 ocorrências. O índice mostra também que os furtos, isto é, quando há subtração alheia de algo sem violência, recuaram 18,4%, com 1.688 registros a menos que no ano passado.

O furto de veículos também redução. Conforme os dados apresentados pelo governo, a queda foi de 17% em relação ao ano passado. Em números exatos, caiu de 570 para 473 casos, 97 casos a menos. Já o roubo de veículos caiu ainda mais, com 30 ocorrências a menos, em números percentuais a queda corresponde a 38,5%.

Para o secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, os números são positivos, mas ainda exige atenção permanente. Ele afirma que a integração interestadual tem sido determinante para fortalecer investigações e agilizar respostas operacionais.

Segundo Graff, novos avanços tecnológicos estão sendo implementados dentro do SulMaSSP, bloco formado por Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Entre as ações, está a ampliação do sistema de leitura automática de placas (LPR), com compartilhamento em tempo real de informações sobre veículos furtados, roubados e suspeitos, além da criação de uma plataforma conjunta de inteligência policial que permitirá o acesso integrado aos dados de ocorrências dos cinco estados.

“Essas medidas ampliam a precisão investigativa e fortalecem o combate à criminalidade na região, com impacto direto no território catarinense”, destaca o secretário.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.