Santa Catarina começa campanha de multivacinação; veja quem deve se vacinar
A ação vai até o final de outubro
• Atualizado
Santa Catarina inicia, a partir desta segunda-feira (6), uma nova campanha de multivacinação com o objetivo de atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) em parceria com os municípios, vai até o final do mês e contará com um Dia D de mobilização em 18 de outubro, quando os postos de saúde ficarão todos abertos para atendimento especial.
Durante o período da campanha, os profissionais de saúde irão revisar a situação vacinal dos menores e aplicar as doses que estiverem em atraso, conforme o calendário nacional. Segundo a SES, entre as vacinas disponibilizadas estão imunizantes contra poliomielite, sarampo, febre amarela, coqueluche, meningite e HPV, além de outras doses conforme demanda.
De acordo com a gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Arieli Fialho, a campanha surge em um momento em que as coberturas vacinais no estado têm apresentado queda nos índices. A atualização da caderneta é essencial para garantir que nossas crianças e adolescentes estejam devidamente protegidos, evitando o risco de reintrodução e circulação de doenças já controladas‘, avalia.
Dia D e fortalecimento da campanha
O Dia D de mobilização nacional previsto para 18 de outubro será uma data-chave para incentivar ainda mais a adesão da população. A SES informa que, nesse dia, os postos de saúde funcionarão em horário diferenciado para acolher quem não pôde comparecer nos dias normais da campanha.
A SES/SC orienta que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação dos seus filhos nos postos de saúde, para que os profissionais possam verificar quais doses precisam ser aplicadas. Também há destaque para que cada município informe antecipadamente local e horários de funcionamento para esse Dia D.
Além das crianças e adolescentes até 15 anos, a campanha também prevê ações para tentar resgatar não vacinados ou pessoas com esquemas incompletos de vacinação contra o sarampo. A SES informa que todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos poderão se vacinar.
Outro ponto importante é o resgate da vacina HPV. A SES salienta que os municípios vão oferecer doses para adolescentes de 15 a 19 anos até dezembro de 2025, para aqueles cujo esquema vacinal ainda não está completo.
Como vai funcionar nos municípios
Segundo a SES, as estratégias podem variar conforme cada prefeitura, mas a meta principal é tornar a vacina mais acessível. Além das unidades de saúde, pode haver pontos extras de vacinação em locais de grande circulação, como escolas, praças e mercados.
Em Santa Catarina, a população pode acompanhar sua situação vacinal pelo Meu SUS Digital, que permite verificar doses já aplicadas e próximas previstas. Isso facilita o planejamento de quem precisa conferir ou completar imunizações.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO