Roberto Zagonel é homenageado e relembra trajetória inspiradora
Empresário destaca a paixão pela eletrônica e a persistência em construir uma das maiores fabricantes do setor no país
• Atualizado
O empresário Roberto Zagonel, fundador e CEO da Zagonel, foi homenageado na última semana com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, concedida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).
Leia Mais
Natural de Pinhalzinho, no Oeste catarinense, Roberto iniciou sua jornada empreendedora nos anos 1980, aos 20 anos, sem dinheiro, experiência ou capital de giro. Com paixão pela eletrônica e formação técnica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Zagonel criou a primeira ducha eletrônica do Brasil e transformou uma ideia desafiadora em uma das maiores indústrias do setor no país.
“Meu pai tinha que tomar cuidado, porque quando se mexia, quase pisava em mim, eu estava sempre aos pés dele. Ele via um potencial em nós, porque já tinha o dom de consertar coisas”, relembra Zagonel.
A base técnica veio com os cursos do SENAI, que, segundo o empresário, foram essenciais para dar direção prática à sua carreira. A ducha eletrônica surgiu quase por acaso, em uma pensão onde morava. “Colegas me desafiaram a melhorar o chuveiro. Foram muitas tentativas até dar certo.”
Hoje, a Zagonel emprega mais de 2.100 pessoas e fabrica duchas, chuveiros, torneiras, aquecedores e iluminação em LED. Apesar dos obstáculos, o empreendedorismo continua pulsando forte, seguido no propósito de tornar a empresa líder nacional e latino-americana no setor.
“É muito trabalhoso, com muitos desafios, e isso muitas vezes desmotiva o empresário. Se você não tiver persistência, vontade de vencer, acaba desistindo. Mas, quando a gente ama o que faz, não cansa. Muitas vezes preciso colocar despertador para sair da empresa, ou fico até às 23 horas da noite por lá”, revelou Zagonel.
Na mesma cerimônia da FIESC, também foram homenageados Claudimar Bortolin (Torfresma), Günter Knolseisen (Automatic Electric), Mirian Giombelli Canfield (Grupo Ipumirim) e Viviane Lunelli (Lunelli). Neivor Canton, presidente da Aurora Coop, recebeu a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a maior honraria da indústria brasileira.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO