“Risco de hipotermia”: São José reativa abrigo emergencial para enfrentar frio intenso
Estrutura fica disponível nesta quinta e sexta-feira oferecendo janta, banho e café da manhã a pessoas em situação de rua
• Atualizado
Pessoas em situação de rua podem buscar abrigo em São José, na Grande Florianópolis, com acolhimento no abrigo emergencial da Prefeitura. A estrutura foi reaberta na quarta-feira (28), com funcionamento até sexta-feira (30), das 19h às 7h, sendo que a entrada é permita até às 23h. São 30 vagas com direito a pernoite, janta, banho e café da manhã e espaço para abrigar também os pets.
Leia Mais
“Nosso objetivo é oferecer serviços e fazer com que as pessoas aceitem acolhimento antes das madrugadas, quando as temperaturas são mais baixas e o risco de hipotermia é maior”, explica a secretária Rita de Cassia Faversani, que destaca o aumento da chance de hipotermia.
Há uma equipe multidisciplinar estará atendendo no espaço com apoio de assistente social, psicólogo, monitores, abordagem social e guarda municipal.
As ações no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), para acolher as pessoas em situação de rua foram intensificadas pela equipe da Assistência Social sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 10ºC, seguindo determinação da Defesa Civil do Estado.
O Centro Pop não se restringe ao abrigo emergencial e disponibiliza também atendimento à população em situação de rua diariamente.
“A Prefeitura está cumprindo a função social; o Centro oferece higiene pessoal, confecção de currículos, atendimento psicossocial, encaminhamento para o mercado de trabalho, desenvolve oficinas, palestras, debates acerca das políticas públicas voltadas a esta população,” explica a secretária.
Ela reforça que as pessoas que tiverem pets, poderão entrar com seus animais no local.
“São ofertados, além do espaço para dormir, estrutura para realização de higiene pessoal e roupas. Nos acolhimentos, as pessoas em situação de rua podem dormir protegidas, além de receber alimentação e ter acesso ao local para higiene”.
Equipes de abordagem social fazem busca ativa de pessoas nas ruas e também atenderão às solicitações que chegarem à Central telefônica, por meio do telefone (48) 98854-4443.
Onde encontrar abrigo?
Abrigo emergencial, Centro Pop, Rua Tomé de Souza Oliveira, 104, bairro Roçado.
Quando: 28, 29 e 30, das 19h às 7h.
- Câmara aprova urgência de projeto que proíbe cobrança de bagagem de mão
- STF reabre inquérito contra presidente do PL por crimes contra a democracia
- Senado deve propor mudanças no projeto de isenção do Imposto de Renda
- Entenda por que você não deve guardar sobras de arroz cozido para o dia seguinte
- Blumenau quer transformar café da manhã alemão Frühstück em patrimônio cultural
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO