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Atenção

Procon SC vai convocar a Uber para explicar elevado número de reclamações

A principal ocorrência relacionada à Uber diz respeito a motoristas que não finalizam a corrida

• Atualizado

Redação

Por Redação

Procon SC vai convocar a Uber para explicar elevado número de reclamações | Foto: Divulgação
Procon SC vai convocar a Uber para explicar elevado número de reclamações | Foto: Divulgação

O Procon SC irá convocar a empresa Uber a prestar esclarecimentos em relação ao alto número de reclamações registradas por consumidores catarinenses. Desde 2022, são mais de 200 queixas formais, sendo que há 13 processos administrativos abertos contra o aplicativo de transporte.

Desses processos, 7 já resultaram em sanções à empresa, com um inscrito em dívida ativa. Outros seis procedimentos ainda tramitam em fase de investigação preliminar.

“O Procon SC está convocando a empresa Uber para entender a causa do elevado número de reclamações de consumidores catarinenses. De forma proativa, o Procon SC chama a empresa após um diagnóstico. O que a gente espera é um posicionamento da empresa para que haja uma diminuição de problemas em Santa Catarina”, afirma a delegada Michele Alves, diretora do Procon SC.

A principal ocorrência relacionada à Uber diz respeito a motoristas que não finalizam a corrida, o que gera uma cobrança indevida/duplicada. Por exemplo: o consumidor paga a corrida, mas o motorista indica que não recebeu o pagamento. Assim, o crédito fica pendente no aplicativo e impede o usuário de utilizar novamente o serviço. Este tipo de problema já foi reclamado 12 vezes apenas neste ano.

Outros problemas incluem a contratação indevida de clube de assinatura e a modalidade na qual o consumidor envia um objeto que nunca chega a seu destino. Consumidores relatam também que a empresa não fornece o atendimento necessário para solucionar os problemas.

Qualquer problema ligado a relações de consumo pode ser denunciado através do Zap Denúncias, que aceita texto, foto, vídeo, áudio e documentos como provas e direciona a atuação do Procon SC.

Em dúvida, acione o Procon SC

Como acionar o PROCON SC

Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.

Zap Denúncia – 48 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.

Site do Procon SC: reclamações para pessoas que moram em cidades sem Procon municipal.

Além disso, o Procon SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.

Agende online seu atendimento: https://www.procon.sc.gov.br/agendamento/

Nota da Uber

“A Uber utiliza o site Consumidor.gov.br como canal para uma conversa direta entre consumidores e empresas buscando uma solução para questões de consumo.

Nessa plataforma, o índice de respostas da Uber é superior a 90% e o índice de solução é de cerca de 70%, entre os melhores do segmento.

Esse índice não é maior pois há reclamações respondidas que não podem ser resolvidas, como, por exemplo, uma contestação de que a viagem demorou mais do que o esperado devido ao trânsito ou à existência de preço dinâmico.

Entendemos que essa é a melhor ferramenta para um contato adicional com o consumidor, em complemento ao suporte oferecido pela empresa, já que se trata de plataforma oficial do Governo Federal, sem finalidade comercial e que é monitorada pelos Procons e Ministério Público – e por isso traz mais transparência para o aprimoramento das relações de consumo. Em pesquisa recente, o serviço teve 97% de aprovação dos consumidores.

É importante reforçar que qualquer tipo de reclamação relacionada a viagens com a Uber pode ser reportada pelo próprio aplicativo, abrindo o menu e clicando na aba “Ajuda”, ou por meio do site help.uber.com.

Temos uma equipe especializada que trabalha 24 horas por dia para ajudar os usuários e fornecer suporte no menor tempo possível.

Cobranças indevidas/duplicadas

Esse tipo de comportamento não é recorrente e nem permitido na plataforma da Uber, e nossa tecnologia tem mecanismos que previnem que eles aconteçam.

Atitudes que descumpram os Termos de Uso e o Código de Conduta da Comunidade podem levar ao descadastramento das contas envolvidas.

Caso ocorra algum tipo de cobrança indevida, o usuário pode denunciar o motorista parceiro diretamente pelo aplicativo. A Uber conta com equipes e tecnologias próprias que analisam viagens suspeitas para identificar esse tipo de violação e, caso comprovada, tomar as medidas cabíveis.

Uber Flash

A Uber reforça seu compromisso com a segurança para que usuários e parceiros possam usufruir do Uber Flash. A modalidade é ideal para quem busca agilidade no envio de presentes, encomendas ou até mesmo um documento de trabalho.

As viagens feitas por meio do Uber Flash e Flash Moto contam com a opção de ativar o recurso de código de segurança com verificação, chamado de U-Código, no momento da entrega.

Se quem solicita a viagem ativar esse recurso, tanto o remetente quanto o destinatário receberão um código de quatro dígitos quando o item estiver a caminho.

Para que a entrega seja concluída, o destinatário deverá informar esse código oralmente ou por meio do chat no aplicativo ao motorista parceiro quando receber o item, para confirmar a entrega.

Antes de cada solicitação, as regras do Uber Flash e Uber Flash Moto são exibidas no aplicativo para que o usuário possa verificar e concordar antes de seguir com o pedido”.

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