Pânico em Istambul: terremoto de magnitude 6,2 deixa mais de 150 feridos na Turquia
Prédios balançaram, moradores pularam de janelas e dezenas de tremores secundários foram registrados após o abalo sísmico nesta quarta-feira (23)
• Atualizado
Um terremoto de magnitude 6,2 atingiu a cidade de Istambul, na Turquia, nesta quarta-feira (23), deixando ao menos 151 pessoas feridas e provocando cenas de pânico. Além do tremor principal, outros cinco abalos secundários foram registrados, causando danos e evacuações em diversos bairros da capital. As informações são do Metrópoles.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor foi na região de Silivri, a 21 km de profundidade, sendo sentido por volta das 12h49 no horário local (6h49 em Brasília). O impacto foi forte o suficiente para balançar prédios e forçar a evacuação imediata de moradores — alguns dos feridos se machucaram ao pular de sacadas e janelas, com medo de desabamentos.
O Centro Sismológico Euromediterrâneo (ESMC) registrou ao menos 51 tremores secundários, sendo três deles de grande intensidade, com magnitudes de 5,0 e 4,5 graus.
Pânico em Istambul: terremoto de magnitude 6,2 deixa mais de 150 feridos na Turquia; assista
Pânico em Istambul: terremoto de magnitude 6,2 deixa mais de 150 feridos na Turquia
— Portal SCC10 (@portal_scc10) April 23, 2025
Vídeo: Reprodução/Redes Sociais. pic.twitter.com/XtBlD8Bkz6
Apesar do susto, o ministro dos Transportes e Infraestrutura da Turquia, Abdulkadir Uraloğlu, afirmou que não foram constatados danos significativos em infraestruturas essenciais como metrôs, rodovias, aeroportos e ferrovias. As equipes de inspeção seguem em campo para avaliações de segurança.
“Nossas equipes continuam realizando atividades gerais de varredura e controle em campo. Que Deus proteja nosso país e nossa querida nação de todos os tipos de desastres”, publicou o ministro na rede social X (antigo Twitter).
A Presidência de Gestão de Desastres e Emergências (AFAD) também atua na região com diversas equipes mobilizadas para garantir a segurança da população e avaliar os estragos causados pelos tremores.
*Com informações do Metrópoles.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO