Novo aplicativo do SAMU garante acessibilidade para pessoas surdas em SC
O app "Solicitação Samu - IT4D" já está disponível para download em celulares Android
• Atualizado
Um novo aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde promete garantir acessibilidade no atendimento de urgência para pessoas surdas em Santa Catarina. O sistema permite solicitar ajuda do SAMU por mensagens de texto em tempo real, com técnicos e médicos reguladores.
Leia Mais
O app “Solicitação Samu – IT4D” já está disponível para download em celulares Android. A novidade foi apresentada em uma reunião com a 30ª Promotoria de Justiça da Capital, responsável por acompanhar o andamento do projeto.
O objetivo é tornar o acesso aos serviços de emergência mais inclusivo, respeitando as especificidades linguísticas da comunidade surda.
“O aplicativo representa um importante passo para assegurar o exercício do direito à saúde de forma inclusiva e equitativa às pessoas com deficiência”, destacou o Promotor de Justiça Fabrício José Cavalcanti, titular da 30ª Promotoria.
A ferramenta está em fase de aprimoramento, com apoio técnico da Fundação Catarinense de Educação Especial. Entre as melhorias previstas está a inclusão de imagens no aplicativo, facilitando a comunicação com base em Libras, que é geralmente a primeira língua das pessoas surdas.
A criação do app é resultado de um inquérito civil conduzido pelo Ministério Público de Santa Catarina. A investigação foi iniciada após uma denúncia de falha no atendimento do SAMU a uma pessoa surda. Desde então, houve capacitação de profissionais, revisão de protocolos internos e, por fim, o desenvolvimento da solução tecnológica.
Outra medida prevista é a criação de uma Central Integrada de Emergência, com atuação conjunta do SAMU, Corpo de Bombeiros e outros órgãos. A central deve começar a funcionar ainda em julho, ampliando o alcance e a eficiência do atendimento.
A nova tecnologia representa não apenas uma inovação, mas um compromisso com o direito à saúde para todos, sem barreiras.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO