Novembro terá penúltima superlua de 2025; veja quando observar
Especialistas indicam que o melhor momento para observar será ao anoitecer
• Atualizado
	Na noite desta quarta-feira (5), o céu brasileiro poderá ser iluminado por uma superlua, fenômeno em que a Lua cheia aparece maior e mais brilhante do que o normal. Este será o segundo e penúltimo evento desse tipo no ano, e poderá ser visto a olho nu, dependendo das condições climáticas.
O fenômeno acontece porque a Lua estará mais próxima da Terra, no chamado perigeu, o ponto de sua órbita em que se aproxima do nosso planeta. Especialistas indicam que a melhor hora para observar a superlua será ao anoitecer. Em São Paulo, por exemplo, o ápice da lua cheia está previsto para cerca de 18h45, no horário de Brasília.
Superlua Cheia do Castor
A Lua Cheia de novembro atinge seu pico de brilho na noite do dia 5, embora pareça cheia já nas noites de 4 e 5 de novembro. Conhecida como “Lua do Castor”, o nome vem das tradições sazonais do Hemisfério Norte, quando os castores fortalecem suas reservas para o inverno e, historicamente, os caçadores procuravam suas peles mais grossas.
O que faz uma lua virar superlua?
De acordo com o National Geographic, a Lua não orbita a Terra em um círculo perfeito, mas sim em uma trajetória alongada, parecida com a forma de um ovo. Por isso, sua distância até a Terra varia, no perigeu, o ponto mais próximo, a Lua chega a cerca de 356 mil km; no apogeu, o ponto mais distante, pode se afastar para mais de 406 mil km.
Quando a Lua cheia acontece exatamente no perigeu, temos a superlua. Nessa situação, o disco lunar parece maior e brilha mais do que o normal. Comparada a uma Lua cheia na posição mais distante, a superlua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante. Já em relação a uma Lua cheia comum, o aumento é de cerca de 7% no tamanho e 15% no brilho. A olho nu, a diferença é sutil, mas fotos lado a lado revelam o efeito impressionante.
Lua cheia de cada mês
Segundo o Old Farmer’s Almanac (Almanaque do Velho Fazendeiro), publicação tradicional dos EUA voltada à vida no campo, cada Lua cheia do ano tem um nome próprio. Para 2025, as luas cheias foram ou serão:
- 13 de janeiro: Wolf Moon (Lua do Lobo)
 - 12 de fevereiro: Snow Moon (Lua de Neve)
 - 14 de março: Worm Moon (Lua de Minhoca)
 - 12 de abril: Pink Moon (Lua Rosa)
 - 12 de maio: Flower Moon (Lua das Flores)
 - 11 de junho: Strawberry Moon (Lua de Morango)
 - 10 de julho: Buck Moon (Lua dos Cervos)
 - 9 de agosto: Sturgeon Moon (Lua do Esturjão)
 - 7 de setembro: Corn Moon (Lua do Milho)
 - 7 de outubro: Harvest Moon (Lua da Colheita) – Superlua
 - 5 de novembro: Beaver Moon (Lua do Castor) – Superlua
 - 4 de dezembro: Cold Moon (Lua Fria) – Superlua
 
Com informações de Olhar Digital e National Geographic.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO