Geral Compartilhar
CENA INUSITADA

VÍDEO: ‘não se pode transformar dor em espetáculo’, diz o padre sobre o homem em torre

O religioso destacou a responsabilidade coletiva diante de situações que envolvem sofrimento humano

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

VÍDEO: ‘não se pode transformar dor em espetáculo’, diz o padre sobre o homem em torre | Foto: reprodução / redes sociais
VÍDEO: ‘não se pode transformar dor em espetáculo’, diz o padre sobre o homem em torre | Foto: reprodução / redes sociais

O padre Jackson Rampellotti, da paróquia de Araquari, no Norte de Santa Catarina, se manifestou por meio de vídeo publicado nas redes sociais na última sexta-feira (5). A fala foi motivada pelo episódio em que um homem, visivelmente abalado, subiu em uma torre de telefonia e acabou chamando atenção após responder ao sacerdote, que perguntava como poderia ajudá-lo, com a frase: “quero um beijo de língua seu”. O registro viralizou e ganhou repercussão nacional.

No vídeo, que ganhou tom de “sermão virtual”, o padre destacou a responsabilidade coletiva diante de situações que envolvem sofrimento humano, principalmente em relação à saúde mental. “Não se pode transformar dor em espetáculo”, afirmou Rampellotti, pedindo reflexão da sociedade para que se fortaleça a cultura da compaixão e do respeito.

Relembre o caso

Um homem visivelmente abalado subiu na torre de telefonia da cidade de Araquari, no Norte de Santa Catarina. O fato chamou a atenção da cidade, inclusive, do padre Jackson Rampellotti, que cuida da paróquia próxima à torre. Ao perceber a situação delicada, o líder católico disse que todos iriam ajudar e pediu calma. Foi então que indivíduo, ao notar a presença do sacerdote, questionou: “tu é padre? Vai me ajudar de que jeito?“. Então, o pároco respondeu: “o que tu quer?” e o homem respondeu: “eu quero um beijo de língua teu”.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o homem foi localizado no alto da torre, consciente, mas bastante agitado. A equipe iniciou a escalada pela escada interna da estrutura, mas quando os socorristas estavam a cerca de cinco metros de distância, passou a ser aplicado o protocolo de negociação.

Apesar da aproximação, o homem optou por descer sozinho pela parte externa da torre. Durante a ação, um bombeiro permaneceu próximo ao topo, enquanto outro acompanhava a movimentação pela escada interna, sem intervir diretamente.

A Polícia Militar, da Guarda Municipal e dos Bombeiros Voluntários, ajudaram a fazer o isolamento da área. Após ser resgatado em segurança, o homem foi levado ao Pronto Atendimento de Araquari para avaliação médica.

Onde procurar ajuda?

CVV (Centro de Valorização à Vida) – Atendimento por ligação gratuita, 24 horas por dia, pelo número 188. Há também as opções de atendimento físico, chat e e-mail.

Pode falar – Canal de atendimento da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) criado para ajudar pessoas de 13 a 24 anos a lidarem com questões de saúde mental.

Além disso, pela rede pública, o atendimento para questões de saúde mental pode começar via atendimento pelas UBSs (Unidade Básica de Saúde) ou pelos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) Infanto-Juvenil espalhados pelo Brasil.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.