Geral Compartilhar
Qual a causa?

Moradores se assustam com coloração de mar catarinense; veja imagens

Região seria onde o Rio Perequê desagua, entre as cidades de Itapema e Perequê

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Ana Paula Bittencourt | SCC SBT
Foto: Ana Paula Bittencourt | SCC SBT

Na tarde de segunda-feira (02), moradores de Itapema notaram uma coloração diferenciada no mar da cidade. A região seria onde o Rio Perequê desagua, entre o município e Perequê. Nas imagens, é possível ver uma coloração escura na água.

A Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema informou não foi acionada para verificar o local. Segundo a fundação, “dá pra supor que o momento da foto é um período de maré baixa, favorecendo o desague do rio e evidenciando mais a sua coloração natural”.

A Companhia Águas de Itapema informou que, na cidade, há imóveis que direcionam esgoto para corpos hídricos – mas não há informação de que essa atitude esteja relacionada com a coloração da água. A concessionária relatou que está com todas as operações dentro da normalidade.

Confira a nota completa da Fundação Ambiental Área Costeira:

Difícil associar a algum evento de chuva ou obras que possam mobilizar sedimentos no rio, aumentando sua turbidez, que influência no aspecto da água deixando a mais turva. A região da foto tem uma dinâmica de maré e desague de rio constante, horas mais claras e azuis, como água do mar, outras mais escuras, como do rio.

No caso, dá pra supor que é o momento da foto é um período de maré baixa, favorecendo o desague do rio e evidenciando mais a sua coloração natural. Ao longo de seu curso até a praia, o Rio Perequê passa por áreas de mangue e com vegetação arbórea, desta forma, recebe naturalmente uma grande quantidade de restos de folhas, arbustos e troncos. No leito do rio, esses sedimentos são dissolvidos e decompostos. Nesse processo, ocorre a liberação de ácidos que dão à água aquela cor de chá (vermelho/marrom transparente)

Vale ressaltar que toda vez que o contribuinte ou morador presenciar algo relacionado ao meio ambiente deve entrar em contato com a fiscalização no telefone (47) 99245-5218

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.