Moradores denunciam sujeira na água da Av. Beira-Mar
Segundo averiguações do programa "Se Liga na Rede', certa de 1.900 imóveis estão irregulares no Centro e na Agronômica
• Atualizado
Moradores de Florianópolis relatam que há esgoto sendo despejado na Av. Beira-Mar. Pescadores também afirmam que é frequente a presença de dejetos, sujeiras e odor em alguns momentos do dia, principalmente na madrugada.
Segundo Pedro Joel Horstmann, diretor de Operação e Expansão da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), a CASAN tem um monitoramento dos sistemas 24 horas e que todas as 15 elevatórias que tem ao longo da beira-mar são monitoradas com sistema supervisório e possui uma técnica de saneamento que realiza esse monitoramento.
Para registrar a sujeira, pescadores gravaram um vídeo no trapiche da Beira-Mar para denunciar o estado da água. Sobre esta situação, Joel afirma que, no momento do vídeo, não houve extravasamento da elevatória e que, por isso, os dejetos não são provenientes de esgoto da CASAN. Ele também fala que a instituição registrou um boletim de ocorrência para que a polícia investigue as causas da sujeira mencionada no vídeo.
Com o objetivo de coibir esse tipo de situação, o programa “Se Liga na Rede’ faz o lançamento de corantes em pontos hidráulicos dos imóveis, verificando se o esgoto está chegando no destino adequado. Segundo uma das colaboradoras, o programa já realizou averiguações no Centro e na Agronômica: “Atualmente a gente inspecionou em média de 2.800 imóveis, onde atualmente tem 1.900 imóveis irregulares ainda”.
Após as inspeções, os moradores recebem um prazo para se regularizar. Caso não tenham realizado as mudanças, o programa encaminha os casos para os órgãos fiscalizadores.
Veja à reportagem
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO