Jacaré que foi baleado é devolvido à natureza após se recuperar em BC
O Juca ficou dois meses internado para se recuperar de ferimento causado por arma de fogo
• Atualizado

O jacaré-de-papo-amarelo, batizado de Juca, foi devolvido à natureza após passar dois meses em recuperação e tratamento em Balneário Camboriú.
O Juca, que tem 1,5 metros de comprimento, foi encontrado em Florianópolis, na Praia da Daniela, maltratado e ferido por disparos de arma de fogo. A pata direita traseira ficou bastante machucada. Na última semana foi levado de volta a Florianópolis e solto em uma reserva de manguezal, próxima à Praia da Daniela.
A Polícia Militar Ambiental da Capital encontrou o jacaré, mas como o Centro de Triagem não tinha condições de cuidar dele, o Instituto do Maio Ambiente (IMA ) entrou em contato com o Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú. A equipe do aquário aceitou cuidar do animal e ele foi transportado da Capital para o Setor Extra do aquário em BC.
Veja o vídeo
“O Juca, como apelidamos, chegou aqui anêmico, com uma severa infecção sanguínea. Perdeu muito sangue, estava muito magro, desidratado e bastante debilitado”, conta médica veterinária Juliana Formágio, do Oceanic Aquarium.
Segundo a equipe médica, foram necessárias duas semanas intensas de tratamento para que o réptil começasse a reagir. Ele tomou antibióticos e outros remédios necessários para a reabilitação. Todos os dias os curativos foram trocados e quando o tratamento medicamentoso foi encerrado, o jacaré continuou no Setor Extra sendo alimentado até o tingir o peso necessário.
“Chegando lá o Juca já foi indo para o mato, totalmente recuperado e saudável, pesando 15kg. Foi um grande desafio para nossa equipe reabilitar o jacaré que estava tão debilitado e com poucas chances de sobreviver. Mas no final deu tudo certo e somos gratos por mais essa oportunidade, de ajudar um animal a ficar bem e voltar para o seu habitat natural”, comemora Juliana.
Oceanic Aquarium explica que esse é o segundo jacaré cuidado, tratado e recuperado pela equipe. Em setembro de 2020, uma fêmea, a Cuca, em situação parecida, veio da capital para cá e após reabilitada voltou para a natureza.
- Quem era o professor de Muay Thai que morreu em acidente violento em SC
- Modelo sofre necrose após procedimento estético e caso vira alvo de investigação do MPSC
- Trabalhador sofre queimaduras graves após explosão de máquina em SC
- Condenado por homicídio a 9 anos é preso no Oeste de SC
- Imagens mostram acidente violento em SC que matou motociclista
- Homem é condenado a mais de 50 anos de prisão por matar a ex-companheira em SC
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO