Golfinho de quase 2 metros é encontrado morto em praia de SC
Golfinho foi encontrado pela equipe do R3 Animal, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), em Florianópolis.
• Atualizado
Um golfinho-pintado-do-Atlântico (Stenella frontalis) encalhou morto na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, na manhã desta quarta-feira (30). A equipe do R3 Animal, pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), encontrou o animal durante o monitoramento diário das praias.
Segundo a equipe de resgate, o animal era uma fêmea, com 1,85 metros de comprimento e 79,5 quilos. O golfinho foi levado para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), onde passou por exame necroscópico.
“O animal estava magro e com ausência de conteúdo alimentar em estômago, indicativo de debilidade crônica”, explica a médica veterinária Janaina Rocha Lorenço.
“As demais alterações são sugestivas de possível doença genética, que podem ter contribuído para a causa da morte. Amostras de órgãos foram colhidas e serão enviadas para exame histopatológico para confirmar a suspeita”, complementa Janaina.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Sobre a espécie
O projeto explica que o golfinho-pintado-do-Atlântico é um cetáceo da família Delphinidae, que habita águas costeiras e oceânicas tropicais, subtropicais e temperadas quentes do Oceano Atlântico. No Brasil, há registros em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará. Os adultos medem entre 1,6 e 2,2 metros, as fêmeas podem atingir 130 quilos e os machos, 140 quilos. O dorso é escuro e o ventre claro. A medida em que crescem, começam a aparecer pintas brancas da parte ventral para a parte dorsal. Se alimentam principalmente de peixes e lulas. São velozes nadadores, costumam viver em grupos e podem chegar até os 50 anos de idade.
Recomendações
O PMP-BS indica que caso uma ave, mamífero ou tartaruga marinha seja encontrada nas praias, informe pelo telefone 0800 642 3341, das 7h às 17h.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO