Concurso cultural sobre a araucária mobiliza mais de 2 mil jovens em Campo Alegre
O concurso envolve alunos do 1º ao 9º ano de seis escolas da rede municipal e estadual
• Atualizado
Um concurso cultural focado na preservação da araucária está movimentando Campo Alegre, no Norte de Santa Catarina. Mais de 2000 estudantes participam da iniciativa que já impacta mais de 7 mil pessoas na cidade, unindo educação, meio ambiente e desenvolvimento urbano.
Leia Mais
Criado pela Associação Empresarial de Campo Alegre (ACIACA), por meio do Núcleo Imobiliário, em parceria com a Prefeitura Municipal, o projeto “A importância da preservação da natureza no desenvolvimento urbano inserida na realidade Campo Alegrense” quer despertar nas novas gerações o cuidado com a natureza, valorizando especialmente a araucária, símbolo do bioma Mata Atlântica e um dos principais patrimônios naturais do município.
Sobre o concurso cultural
O concurso envolve alunos do 1º ao 9º ano de seis escolas da rede municipal e estadual. Divididos em três categorias, os participantes foram convidados a expressar, com desenhos e histórias em quadrinhos (HQs), a relação entre a araucária e o ambiente urbano, os seres vivos ao seu redor e os desafios de um futuro mais sustentável.
Mais do que uma competição, o projeto integra uma série de ações educativas que ressaltam a importância ecológica da araucária e o papel da Gralha Azul na dispersão de suas sementes. Também incentiva o plantio consciente de mudas, promovendo o reflorestamento e o cuidado com a vegetação nativa.
Com a adesão massiva de alunos, professores e famílias, estima-se que mais de 60% da população de Campo Alegre, que tem cerca de 12 mil habitantes, esteja envolvida direta ou indiretamente com o projeto.
A cidade tem aproximadamente metade de território coberto por florestas de araucária, o que reforça a importância local dessa conscientização.
“Este projeto é um marco para Campo Alegre. Acreditamos que a educação e o engajamento da comunidade são fundamentais para construirmos um futuro mais próspero e conectado com a natureza”, afirma Alisson Ramos, presidente da ACIACA.
“Nosso objetivo é mostrar que é possível integrar o crescimento da cidade com a conservação de nosso patrimônio natural, como a majestosa araucária”, ressalta Ramos.
O encerramento do concurso e a premiação dos melhores trabalhos acontecem no dia 7 de junho, em plena Semana do Meio Ambiente, no espaço Terras Di Barolo Eventos.
O evento contará com uma palestra educativa sobre o papel da araucária no ecossistema e a importância de unir conservação ambiental ao desenvolvimento urbano.
Bicicletas, celulares e kits artísticos serão entregues como prêmios aos vencedores. Todos os finalistas receberão certificados, camisetas e mudas de araucária, além de terem seus trabalhos divulgados em jornais e redes sociais.
A Prefeitura de Campo Alegre também participa ativamente da ação, oferecendo aulas introdutórias com professores de Arte e Turismo, além de transporte para os estudantes e familiares no dia da premiação.
“Este projeto representa um passo importante para Campo Alegre, consolidando a visão de que a natureza e o desenvolvimento urbano podem coexistir em harmonia, garantindo um futuro sustentável para as próximas gerações”, completa Alencar G. Lehmkuhl, diretor do Grupo CRH.
Com 12 incorporadoras envolvidas, o Núcleo Imobiliário da ACIACA mostra que o setor privado também tem papel essencial na proteção dos recursos naturais. Para a associação, preservar a natureza é valorizar o maior ativo da cidade.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO