Lages inicia programação do Agosto Lilás com foco em combate à violência contra a mulher
A programação busca promover reflexões e mudanças de comportamento.
• Atualizado
Lages deu início às atividades do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. A programação da cidade, que conta com a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e para o Idoso de Santa Catarina, busca promover reflexões e mudanças de comportamento para garantir a proteção física, mental, emocional e patrimonial das mulheres.
Leia Mais
As ações em Lages ocorrem no ano em que a Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006) completa 19 anos, em 7 de agosto. A legislação, reconhecida internacionalmente, estabelece medidas protetivas e instrumentos legais para assegurar a segurança e a dignidade das vítimas de violência.
Campanhas e ações municipais e nacionais
O Agosto Lilás de 2025 é reforçado pela campanha nacional “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”. A iniciativa, coordenada pelo Ministério das Mulheres, visa informar, proteger e convocar a sociedade para a responsabilidade coletiva, com foco na prevenção do feminicídio. O Ligue 180 é um canal de denúncia gratuito e sigiloso, disponível 24 horas por dia, que também pode ser acionado via WhatsApp.
Em Lages, a prefeitura organizou uma agenda dedicada ao tema.
Agenda Agosto Lilás em Lages:
- 1º de agosto: Encontro de prefeitas e vereadoras de cidades da região, na Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), às 14h.
- 5 de agosto: Conversa com aposentados sobre tipos de violência no Instituto de Previdência do Município de Lages (LagesPrevi), das 14h às 15h30min.
- 6 de agosto: Seminário Internacional de Observatórios da Violência contra a Mulher, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, às 18h
- 7 de agosto: Sessão Especial de Abertura do Agosto Lilás na Câmara de Vereadores de Lages, às 19h.
- 8 de agosto: Roda de Conversa na empresa Movecta, às 10h.
- 12 de agosto: Inauguração de um brechó na Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso, às 15h.
- 13 de agosto: Operação Shamar – Atividade Agosto Lilás com a Polícia Militar (PM)
- 14 de agosto: Atividades de conscientização no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) V – Bairro Santa Mônica, às 14h, e no Calçadão da Praça João Costa, das 14h às 17h.
- 18 de agosto: Seminário Agosto Lilás – Unindo Forças pelo Fim da Violência contra a Mulher na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), das 16h às 22h.
- 20 de agosto: Roda de conversa com funcionárias na empresa Bella Janela, às 13h30min.
- 21 de agosto: Atividade Agosto Lilás na Câmara de Vereadores de Painel, das 14h às 17h.
- 24 de agosto: Evento “Você não está só” no campo de futebol do Botafogo, bairro Várzea, das 14h às 17h.
- 25 de agosto: Dia Laranja – 25 na Escola de Educação Básica (E.E.B.) Nossa Senhora do Rosário, bairro Coral, nos períodos matutino e vespertino.
- 26 de agosto: Operação Shamar com equipes de segurança nos períodos matutino e vespertino.
- 27 de agosto: Semana da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa) na empresa Primo Tedesco Papel e Celulose S.A., às 14h10min.
- 27 e 28 de agosto: 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres em Florianópolis, nos períodos matutino e vespertino.
- 29 de agosto: Roda de Conversa no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), às 14h.
Para atrair a atenção do público, pontos turísticos de Lages, como as águas do chafariz do Parque Jonas Ramos e a Santa Cruz do Morro da Cruz, estão iluminados na cor lilás.
Proteção e apoio em Lages
A Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso de Lages, implantada há oito anos, atua na promoção da igualdade de direitos e no combate à violência. Segundo a secretária Suzana Duarte, o objetivo é manter-se atualizado sobre os mecanismos de apoio às mulheres, convidando a comunidade a participar da agenda de eventos.
A cidade conta ainda com a Casa de Apoio Rosalina Maria Rodrigues, que acolhe mulheres com Boletim de Ocorrência ou medida protetiva. De janeiro a julho de 2025, a casa acolheu 21 mulheres e 21 crianças.
Lages também tem outras legislações de proteção, como o Protocolo de Adesão ao Pacto Maria da Penha e a Lei Municipal nº 4.606/2022, que dá prioridade à mulher vítima de violência na aquisição de imóveis em programas habitacionais. A Procuradoria Especial da Mulher, criada em 2021, atua na Câmara de Vereadores para receber denúncias e fiscalizar programas de promoção da igualdade de gênero.
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO