Geral Compartilhar
Protesto

Justiça para Mari: manifestação sobre morte de ciclista é realizada em Florianópolis; veja imagens

O local escolhido da manifestação foi onde ela perdeu a vida.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Fotos e vídeos: Yasmin Silva /SCC10
Fotos e vídeos: Yasmin Silva /SCC10

Moradores, familiares e amigos realizaram, na noite desta quarta-feira (13), uma manifestação referente à morte da ciclista Mari Simone Medeiros, 51 anos, que foi atropelada no bairro Rio Tavares , em Florianópolis, no início de março.

O local escolhido da manifestação foi o mesmo onde a ciclista perdeu a vida.

Veja registros:

Relembre o caso

Mari Simone Medeiros, ciclista de 51 anos, morreu atropelada por um caminhão guincho no bairro Rio Tavares, em Florianópolis, na tarde do dia 06 de março. Ela era auxiliar de sala no NEIM Orisvaldina Silva, no bairro Lagoa da Conceição.

Segundo o Sintrasem, ela trabalhava há 30 anos na rede e iria se aposentar em maio. 

Segundo relatos à Polícia Militar, ela caiu com a bicicleta e acabou batendo em um guincho perto do elevado, quase em frente a um centro automotivo. No entanto, segundo relatos de testemunhas ao advogado e integrante de coletivos ciclistas em Florianópolis, Artur de Castro Kopper, o motorista estava mexendo no celular no momento do atropelamento e passou por cima dela.

Ainda segundo Kopper, a foto do momento do acidente mostra como o “caminhão atravessou a ciclovia em um ângulo de 90º”:

Foto: reprodução/Guarda Municipal de Florianópolis, Ricardo Pastrana

O Samu e o helicóptero da Polícia Militar chegaram a socorrê-la, mas ela não resistiu aos ferimentos. Por nota, o Sintrasem e a Prefeitura de Florianópolis lamentaram a morte da professora.

Repúdio de coletivos de ciclistas

Coletivos de ciclistas em Florianópolis se reuniram para a divulgação de uma carta de repúdio sobre o acidente. Segundo eles, o acidente de Mari não é um caso isolado, já que “falta infraestrutura adequada e segura para ciclistas” e que há “motoristas que não respeitam as leis de trânsito destinadas a proteger os mais vulneráveis”.

Confira a nota na íntegra:

Nós, representantes da AMOBICI, Guerrilla Bike Coletivo, Bruxas da Bike, Massa Crítica Floripa, Mães pela mobilidade e Bike Polo Floripa, escrevemos esta carta para expressar nosso profundo repúdio e consternação com relação ao trágico incidente ocorrido ontem, no qual a ciclista Mari Simone de Medeiros foi assassinada por um guincho enquanto trafegava em uma ciclofaixa na cidade de Florianópolis.

Este incidente não é apenas um acidente isolado; é um reflexo de um problema sistêmico que envolve a falta de infraestrutura adequada e segura para ciclistas, bem como a negligência por parte de motoristas que não respeitam as leis de trânsito destinadas a proteger os mais vulneráveis.

Além disso, a falta de fiscalização contribui para o aumento dos riscos enfrentados pelos ciclistas, mesmo onde há infraestrutura cicloviária. Ademais, a forma como esse incidente tem sido tratado por alguns meios de comunicação e autoridades locais demonstra uma falta de seriedade e consideração pelos direitos e pela segurança dos ciclistas.

A banalização da violência no trânsito e o descaso com a vida humana são inaceitáveis.

A morte de Mari escancara a urgência em adotar medidas concretas para garantir a segurança de todos os usuários da via, especialmente aqueles que escolhem meios de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta.

Exigimos que a Prefeitura de Florianópolis tome medidas imediatas para melhorar a infraestrutura cicloviária da cidade, garantindo a segurança e o respeito aos ciclistas. Além disso, pedimos que os meios de comunicação tratem o assunto com a seriedade que merece.

Atenciosamente,
AMOBICI
Guerrilla Bike Coletivo
Bruxas da Bike
Massa Crítica Floripa
Bike Polo Floripa
Mães pela mobilidade

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.