Geral Compartilhar
Atenção, Terra

Imagens mostram asteroide que pode atingir a Terra

Ele possui entre 40 e 90 metros de diâmetro

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Reprodução/ MetSul
Imagem: Reprodução/ MetSul

Astrônomos identificaram o asteroide 2024 YR4 como o mais provável de atingir a Terra nos próximos anos. Ele possui entre 40 e 90 metros de diâmetro e pode passar muito perto do nosso planeta em 2032. As chances de impacto são pequenas, cerca de 3,1%, mas já superam as do asteroide Apophis, que, antes de ser descartado, tinha 2,7% de chance de colidir com a Terra.

O risco de destruição depende de onde o asteroide entrar na atmosfera. Se atingisse uma cidade, poderia causar danos significativos, embora não fosse capaz de destruir um país inteiro. Cidades como Bogotá, Lagos e Mumbai estão entre as possíveis áreas de impacto, mas a maior parte da trajetória do asteroide passa sobre o oceano.

A energia de impacto de um asteroide depende de sua massa e velocidade, que é constante a cerca de 61.000 km/h. O tamanho exato do 2024 YR4 ainda não é certo, mas seu impacto poderia variar dependendo de sua composição e densidade. Asteroides maiores causam destruição proporcionalmente maior, e um asteroide de 90 metros geraria muito mais danos que um de 40 metros. Se o 2024 YR4 for rochoso, é provável que se fragmente ao entrar na atmosfera, mas ainda assim pode causar uma explosão no ar, como ocorreu em Tunguska, em 1908, quando uma explosão de um asteroide devastou uma área equivalente a uma bomba nuclear de 12 megatons.

Se o asteroide for pequeno e rochoso, uma explosão no ar, chamada de “airburst”, pode acontecer, causando danos sérios se ocorrer sobre uma cidade. Em áreas oceânicas, os efeitos seriam mínimos. Caso o asteroide atinja o solo, pode criar uma cratera de 1 km de diâmetro, com uma explosão devastadora que destruiria a região ao redor.

Embora o impacto seja improvável, os cientistas continuam monitorando o asteroide, que foi descoberto pelo sistema ATLAS em 27 de dezembro de 2024, após passar perto da Terra. Desde então, sua órbita é acompanhada por telescópios e agências espaciais. A primeira imagem detalhada foi capturada em fevereiro de 2025 pelo telescópio Gemini South, a 59,5 milhões de quilômetros da Terra.

O risco de impacto do 2024 YR4 é classificado como “nível 3” na escala Torino, o que significa que merece atenção, mas ainda não é uma ameaça grave. O asteroide está se afastando da Terra e se tornará difícil de observar até 2028, quando fará uma nova passagem. As observações continuarão até lá, e a expectativa é que, com mais dados, as chances de impacto sejam descartadas, como aconteceu com outros asteroides no passado.

*Com informações de MetSul

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.